Pós-graduação em Física da Unesp realiza seminário

Publicado em 15/10/2014
Jornal da Cidade em 09/10/2014

O Programa de Pós-Graduação em Física da Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus Rio Claro, realiza nesta sexta-feira (10) mais um seminário. O evento acontece das 14h às 15h na Sala de Seminários da PG-Física.

A palestra “Astrobiologia – estudando a vida no Universo” será ministrada pelo Prof. Dr. Douglas Galante, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron / Centro de Pesquisa em Energia e Materiais Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia (NAP-Astrobio) – IAG-USP.

A astrobiologia foi criada com o objetivo de tentar responder a uma das perguntas mais antigas que a humanidade se faz: “Estamos sozinhos no Universo?”. Esse novo campo de pesquisa reúne pesquisadores de diferentes áreas trabalhando em colaboração.

Os astrobiólogos precisam de uma formação ampla o suficiente para poder entender não apenas de seu campo de pesquisa específico (física, química, biologia, geologia, etc), mas também para poder conversar com seus colegas de outras áreas e buscar assim, novas respostas para esses questionamentos tão antigos sobre nosso universo.

Atuando como exploradores modernos, eles vasculham a vida em nosso planeta, desde as profundezas oceânicas até o alto das montanhas, procurando entender como ela surgiu, evoluiu e, em muitos casos, extinguiu-se, com o passar dos bilhões de anos de história da Terra. E hoje esse esforço se estende para além, para os planetas e luas do Sistema Solar e mesmo para planetas muito distantes, orbitando outras estrelas de nossa Galáxia.

“Talvez consigamos encontrar indícios de vida extraterrestre, talvez não, mas o importante é que, no caminho, estamos compreendendo melhor os processos naturais que permitiram que um fenômeno tão complexo como a vida tenha surgido e evoluído em nosso universo”, conclui.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone