Pós-doutorado em biologia molecular de leveduras

Publicado em 30/10/2013
Selecionados trabalharão no aprimoramento do metabolismo de xilose em cepas utilizadas na produção de etanol

Assessoria de Comunicação, em 30/10/2013

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) busca candidatos para três vagas de pós-doutorado em programa voltado à biologia molecular da levedura S. cerevisae. Os selecionados desenvolverão estudos sobre biologia sintética, com foco no aprimoramento do metabolismo de xilose em cepas industriais utilizadas na produção de etanol.

As bolsas integram o projeto Synthetic Biology for Bioethanol Production by Saccharomyces cerevisiae from Sugar Cane (2ndgeneration of biofuel production), coordenado pelo pesquisador do CTBE e da Universidade de São Paulo (USP) Gustavo Goldman, em parceria com Gerhard H. Braus, da Georg-August-Universität, na Alemanha.

Os objetivos principais do projeto contemplam: (i) aumento na eficiência de conversão da cana-de-açúcar em etanol; (ii) desenvolvimento da 2a geração de biocombustível produzido a partir de cepas de leveduras; (iii) desenvolvimento de novas e mais eficientes rotas tecnológicas para a hidrólise do bagaço de cana; (iv) expansão no uso de lignocelulose, principalmente na conversão de pentoses (xilose e arabinose) em etanol.

Para concorrer às vagas, o candidato deve possuir doutorado e experiência relevante nas áreas de biologia molecular, microbiologia e genética. Interessados devem enviar Curriculum Vitae resumido (com experiências profissionais e educacionais) e uma lista com publicações recentes para o e-mail gustavo.goldman@bioetanol.org.br.

Os profissionais selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 4.100,00, proveniente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), durante o prazo de 12 meses, extensíveis por mais 12. Caso o bolsista de pós-doutorado resida fora da região de Campinas-SP, onde está localizado o CTBE, poderá ter direito a um auxílio específico.

O CTBE faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone