PhD and/or Postdoctoral positions at LNBio

Publicado em 14/08/2013
Communication of LNBio –14th August 2013

Available only in Portuguese

Seleção de  alunos de Pós-Doutorado ou Doutorado

O Laboratório de Purificação de Proteínas (LPP) do LNBio está selecionando alunos de doutorado e/ou pós-doutorado, com bons conhecimentos em biologia molecular,  para trabalhar com transformação genética de citros, caracterização molecular de plantas geneticamente modificadas e caracterização funcional de proteínas de citros envolvidas no desenvolvimento de sintomas ou resistência ao “Cancro Cítrico” e “Clorose Variegada dos Citros”.

Os selecionados poderão solicitadar bolsa à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), já que esses projetos são parte do Projeto Temático da FAPESP, intitulado ” Modelos biológicos de interação planta-patógeno para o entendimento de mecanismos de patogenicidade e adaptação de fitobactérias, respostas de 
defesa e desenvolvimento de doença em citros”.

O LPP desenvolve projetos na área de  interação planta-patógeno, usando plantas de citros como modelo biológico. O grupo, coordenado pelo pesquisador Celso Benedetti, desenvolve pesquisas com o objetivo de entender os mecanismos moleculares envolvidos na interação citros-bactéria, com ênfase nas interações entre laranja doce e os patógenos Xanthomonas citri e Xylella fastidiosa, responsáveis pelo “Cancro Cítrico” e “Clorose Variegada dos Citros”, respectivamente.

Os projetos disponíveis aos bolsistas são os seguintes:

Projeto 1: Transformação genética de citros e caracterização molecular de plantas de laranja doce com expressão alterada do fator WRKY envolvido na resistência à Xanthomonas citri.

Projeto 2: Estudo da função de uma cisteína protease (CP) e fator de resposta à auxina (ARF) no desenvolvimento dos sintomas do cancro cítrico.

Projeto 3: Análise molecular da interação entre a ciclofilina CsCYP e o C-terminal da RNA Pol II de citros em promotores de genes alvos de efetores TAL de Xanthomonas citri.

Os interessados devem enviar curriculum vitae e histórico escolar para Celso Benedetti (celso.benedetti@lnbio.cnpem.br), supervisor dos projetos.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone