Pesquisa em Bioinformática é premiada no X-meeting

Publicado em 01/12/2010

A 6º Conferência Internacional da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional, também conhecida como X-meeting, realizada de 15 a 18 de novembro em Ouro Preto – MG, premiou Ramon Oliveira Vidal, técnico em Bioinformática do LNBio.

O trabalho considerado o melhor na sessão Transcriptômica e Proteômica é um resumo de sua tese de doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Unicamp com o título: “Avaliação in silico do transcriptoma do café: identificação de SNPs e inferência de mecanismos de regulação da expressão gênica”

A pesquisa também gerou dois artigos publicados este ano, um comparando duas espécies de café, Arábica e Canefora (no periódico BMC Plant Biology) e o outro mostrando novos mecanismos de regulação em tetraplóides utilizando a planta Arábica como modelo (Plant Physiology).

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz e mestre em Genética e Biologia Molecular pela mesma universidade, Ramon atua no Laboratório de Bioinformática do LNBio desde junho de 2010 com análises em larga escala de genomas, transcriptomas (microarranjos e RNAseq), proteínas e biologia de sistemas. Atualmente vem trabalhando em diversas linhas de pesquisas incluindo doenças negligenciadas, doenças do músculo cardíaco e câncer.

O X-meeting reúne anualmente pesquisadores brasileiros e convidados internacionais. Para mais informações sobre o eventoclique aqui.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone