Parcerias de futuro

Publicado em 17/05/2011

Assessoria de Comunicação da ABTLuS em 17/05/2011

O Conselheiro-Chefe para Assuntos Científicos do governo britânico, Sir John Beddington, visitou o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, no dia 12 de maio. O ministro do Reino Unido veio ao Brasil conhecer os projetos de cooperação científica em áreas estratégicas firmados entre os dois países, em 2008.

Beddington visitou o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), único na América Latina, e apontou possibilidades de parcerias como, por exemplo, com empresas na área de petróleo e gás, como a BP. Conheceu também o projeto do novo Síncrotron brasileiro, de terceira geração, que deverá ser aberto aos usuários em 2015.

A comitiva também visitou o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), conheceu os cinco programas de pesquisa e as parcerias firmadas com instituições britânicas. A visita terminou com a apresentação dos Laboratórios e da Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos.Beddington se mostrou impressionado com a capacidade do CTBE de desenvolver experimentos sobre etanol celulósico em diferentes escalas. Além de integrar ciência básica e aplicada, este feito facilita a transferência de novas tecnologias para o setor industrial. O ministro afirmou ainda que a colaboração científica entre Reino Unido e Brasil é essencial para lidar com importantes desafios globais das próximas décadas, como o aquecimento global.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone