Parceria entre Univap e CNPEM Simula Ambientes Espaciais

Publicado em 25/06/2014

Inovação em Foco, em Junho/2014.

A Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e o Centro Nacional de Pesquisas em Energia em Materiais (CNPEM), duas nucleadas do Arranjo NIT Mantiqueira, estão atuando em parceria em projeto que simula ambientes espaciais. O objetivo da pesquisa é investigar a origem da vida na Terra e a possibilidade de vida em outros corpos celestes.

Parte dos experimentos foram realizados no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e parte no Laboratório de Astroquímica e Astrobiologia (LASA) da Univap. Atualmente, o grupo de pesquisadores que atuam no projeto, Sérgio Pilling, Alexandre Bergantini e Will Robson, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, estão trabalhando com os dados obtidos no CNPEM.

Uma das linhas de pesquisa disponíveis no Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Univap, a área de astroquímica experimental estuda a formação, destruição e abundância de moléculas em ambientes extraterrestres e a química orgânica pré-biótica em ambientes espaciais. Entre os objetos de estudo dessa linha de pesquisa estão as nuvens moleculares, regiões de nascimento estelar, nebulosas planetárias, discos protoplanetários, atmosferas planetárias e cometas, entre outros.

Um dos quatro laboratórios do CNPEM, o LNLS é uma instituição de pesquisa em física, biologia estrutural e nanotecnologia, que atua em projetos nas áreas de Física, Química, Engenharia, Meio Ambiente e Ciências da Vida.

Para mais informações sobre o projeto acesse: www1.univap.br/gaa/lasa.htm

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone