Palestra sobre método alternativo ao uso de animais em pesquisas acontece na sexta (2/9)

Publicado em 05/09/2016
Fiocruz, em 29/08/16

 

Fonte: INCQS/Fiocruz

A palestra sobre a pesquisa denominada Human on a chip, que trata de uma tecnologia para substituir uso de animais em pesquisas, acontece na sexta-feira, 2 de setembro, de 10h às 12h30, no auditório do INCQS. A palestra será ministrada em inglês pela Drª. Katharina Schimeck, pesquisadora do TissUse GmbH, empresa start-up de biotecnologia sediada na incubadora da Universidade Técnica de Berlim.

A tecnologia Human on a chip é baseada em biorreatores e consiste no cultivo de tecidos humanos em três dimensões, em arranjos que simulam a morfologia e a funcionalidade dos órgãos humanos. Este tipo de cultura torna-se possível porque os tecidos são mantidos em chips controlados por computadores que realizam a circulação de um fluido que cumpre parcialmente as funções do sangue. O método permite ainda o cultivo de diferentes tecidos no mesmo chip, uma estratégia para reprodução da complexidade do organismo humano.

Seu objetivo é substituir as experimentações em animais por testes a serem feitos com esses dispositivos.

Mais informações sobre a pesquisa na matéria da revista Scientific American (edição em português),reproduzida no site do LNBio (Laboratório Nacional de Biociências).

Evento articulado no âmbito da Renama (Rede Nacional de Métodos Alternativos) gratuito, aberto ao público e sem inscrição prévia.

O INCQS fica na Fiocruz: Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos (em frente à passarela 6 da Av. Brasil) – Rio de Janeiro.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone