Palestra “Estudos em Ciência de Materiais usando Luz Síncrotron” acontece no dia 18 de junho

UFSCAR em 15/06/2015

No dia 18 de junho, quinta-feira, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFSCar realiza o seminário “Estudos em Ciência de Materiais usando Luz Síncrotron”, com apresentação de Santiago José Alejandro Figueroa, pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O tema da palestra é o uso da Luz Síncrotron para abordar problemas de interesse na área de Ciência de Materiais.

Segundo o professor Daniel Rodrigo Leiva, do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, a luz síncrotron é um tipo de radiação eletromagnética de alta intensidade e alto brilho, utilizada em experimentos para a caracterização da estrutura interna de materiais.

No evento serão apresentadas possibilidades atuais da fonte UVX – nome dado à fonte atual de luz síncroton do LNLS/CNPEM -, bem como as futuras oportunidades com a construção da nova fonte de Luz Síncrotron Brasileira, no projeto Sirius, prevista para 2018.

Na ocasião, ainda serão enfatizadas as técnicas de maior interesse para ciência de materiais, como as baseadas em espectroscopia de absorção de raios-X, uma técnica capaz de revelar a ordem local em materiais, ou com base na difração de raios-X, que permite detectar os aspectos de ordem de longo alcance, possibilitando, assim, a identificação das fases presentes no material em análise. “Ambas as técnicas se baseiam na utilização de radiação com uma faixa específica de comprimento de onda, chamada de raios-X”, complementa Leiva. A palestra também aborda uma visão abrangente de todas as técnicas hoje disponíveis.

Figueroa é graduado em Física pela Universidade Nacional de La Plata, na Argentina, com doutorado em Física pela mesma Universidade. Realizou seu pós-doutorado no European Synchrotron Radiation Facility (ESRF), na França.

O Seminário do PPGCEM acontece a partir das 10 horas na Sala de Seminários do Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE) no Departamento de Engenharia de Materiais, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

Repercussão:Planeta Universitário

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone