Os benefícios da luz de síncrotron no Globo Universidade deste sábado, 14

Publicado em 12/03/2009

12/03/2009 – Portal Globo.com

Laboratório em Campinas é o único na América Latina com fonte desta luz

Uma visita ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) em Campinas, o único instituto da América Latina que conta com uma fonte dessa luz, será o destino do Globo Universidade deste sábado, 14 de março, a partir das 7h15. O programa é exibido pela Rede Globo logo após o Globo Ecologia. Gerada a partir da aceleração de elétrons, a luz síncrotron é utilizada em pesquisas de diversas áreas como a Biologia, Química, Física e Engenharia de Materiais.

A repórter Bianca Rothier confere como essa tecnologia pode ajudar no diagnóstico de leucemia e osteoporose. Já o repórter André Curvello vai mostrar como esta luz contribui, também, para o aperfeiçoamento de supercondutores, materiais que conduzem eletricidade sem dissipar energia.

No quadro Mérito Acadêmico, Marilene de Vuono Penteado, professora de Alimentos e Nutrição Experimental da Universidade de São Paulo (USP), fala sobre métodos mais eficazes de medir a quantidade de conservantes ingeridos a partir de bebidas.

Já no quadro Fora de Série, vamos conhecer o trabalho do pesquisador José Caram de Souza Dias, do Instituto Agronômico de Campinas, que desenvolveu um método que aproveita o broto da batata como semente para novas safras e despertou o interesse de produtores na China e nos EUA.

Enquanto isso, o Eu Amo meu Trabalho mostra a rotina de trabalho das enfermeiras.

O Globo Universidade é exibido aos sábados, às 7h15, logo após o Globo Ecologia e leva ao ar reportagens sobre ensino, pesquisa e projetos científicos realizados no meio acadêmico. As edições também estão disponíveis na íntegra no site do programa.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone