Organização europeia visita Inova Unicamp

Publicado em 15/02/2012

Portal da Unicamp, em 10/02/2012

A Agência de Inovação Inova Unicamp recebeu, na terça-feira (7), a visita da Eirma (European Industrial Research Management Association), uma organização europeia, sem fins lucrativos, parceira da brasileira Anpei. O grupo foi recepcionado pelo professor Roberto Lotufo, diretor executivo da Inova, que apresentou um panorama de P&D e inovação tecnológica no Estado de São Paulo e na Unicamp, bem como o papel da Inova como núcleo de inovação na Universidade.

Os membros da delegação europeia mostraram-se interessados no Parque Científico da Unicamp, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e no grupo de empreendedores Unicamp Ventures. Conheceram os modelos de licenciamentos e acolaboração entre academia e empresas. Foram feitas ainda trocas de experiência em relação ao processo de aceleração de spin-outs.

O grupo também visitou o Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas, no Instituto de Química (IQ) da Unicamp. A pesquisadora Alexandra Sawaya acompanhou os visitantes ao laboratório, detalhando seu funcionamento e principais pesquisas ali realizadas.

A Eirma é uma organização independente que trabalha com a organização e gestão de empresas com foco em P&D e inovação tecnológica, envolvendo cerca de 120 grandes empresas europeias desde 1966. A vinda desta organização para a Unicamp faz parte da programação de visita do Foccus Group ao Brasil, cujo objetivo é conhecer os mecanismos de inovação tecnológica e gerenciamento de P&D no país. A visita também inclui outras instituições, como o LNBio e o CTBE, e algumas empresas como Embraer, GE e IBM.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone