Novo microscópio eletrônico no LME

Publicado em 08/02/2011

Assessoria de Comunicação ABTLuS em 08/02/2011

 

O Laboratório Microscopia Eletrônica (LME), que integra o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), inicia em 15 de fevereiro a operação para usários de um novo microscópio eletrônico de transmissão JEOL JEM 2100F HRP (TEM-FEG) adquirido com recursos da FAPESP. O período de submissão de proposta, iniciado em 15 de janeiro, encerra em 30 de outubro de 2011.

O equipamento possui um canhão de emissão por efeito de campo (FEG) e opera tanto em modo de transmissão –  Transmission Electron Microscopy (TEM) –, quanto de transmissão com varredura –  Scanning Transmission Electron Microscopy, (STEM). O novo microscópio será dedicado a nanoanálises por meio do uso da espectroscopia de perda de energia dos elétrons (EELS), espectroscopia de raios-X por dispersão em energia (XEDS) e imagens por campo escuro anular em alto ângulo (STEM – HAADF). Segundo o pesquisador Luciano Montoro, do LME, as possibilidades de utilização do equipamento aumentam significativamente a atual capacidade analítica. “Agora é possível analisar estruturas menores, propriedades eletrônicas de materiais e elementos leves como, por exemplo, o carbono e o oxigênio”, diz.
Nessas técnicas o feixe de elétrons é emitido em direção a uma amostra bem fina com a qual sofre diversos processos de interação. Nesses processos é possível obter informações como propriedades morfológicas e estruturais, composição química, estados de oxidação ou hibridização, entre outras. O diferencial desse microscópio é a presença de um espectrômetro (filtro de energia) para a análise das variações da energia do feixe de elétrons após interagir com a amostra, e de um canhão de elétrons do tipo FEG que permite a obtenção de sondas analíticas de dimensões muito menores, melhorando significativamente a resolução espacial nas análises.
 Por se tratar de um equipamento de operação mais complexa que outros existentes no LME, o uso do microscópio será, numa primeira etapa, aberto a usuários com experiência comprovada em TEM e/ou STEM.
 A submissão de propostas para uso está aberta até 30 de outubro de 2011, por meio do Portal de Serviços do LNLS. As realizações das primeiras propostas analisadas e aprovadas terão início em 15 de fevereiro de 2011. Mais informações poderão ser solicitadas pelo email: res-temfeg@lnls.br
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone