Novo livro de Cerqueira Leite aborda o panorama da ciência

Publicado em 06/04/2017
Correrio Popular, 06/04/17

O físico e engenheiro eletrônico Rogério Cezar de Cerqueira Leite, autor de livros de física, música, produtos naturais brasileiros e até um de contos, investe agora em nova seara e lança o livro Um Aprendiz de Quixote: Memórias de um Arruá.

[Livro] reúne memórias pessoais para traçar um panorama da ciência no Brasil, especialmente com o desenvolvimento de Campinas como polo tecnológico. “É um livro de memórias, em que narro coisas que a gente não consegue esquecer. Não se trata de um livro histórico, mas aproveito para dar umas cutucadas, xingar alguns, enaltecer outros”, comenta, justificando o subtítulo de Memórias de um Arruá.

“Arruá é um termo tupi-guarani que significa briguento, arruaceiro, bem parecido comigo”, coloca. O pesquisador é conhecido por ser objetivo e dizer sempre o que pensa. Ele lembra que o Correio publicou uma vez um artigo sobre ele, intitulado Sem Papas na Língua. “Na época estava numa briga com o então prefeito dr. Hélio, que estava querendo acabar com a Ciatec.” Na publicação, o diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) aborda sua participação na fundação da Unicamp, na criação do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron — responsável pela construção do primeiro acelerador de elétrons do hemisfério Sul —, e no planejamento da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec), o primeiro parque tecnológico planejado do mundo.
O lançamento ocorre nesta sexta-feira, às 18h30, na Livraria da Vila, do Galleria Shopping. Entrada franca. O livro custa R$ 35,00 e R$ 26,00 o Ebook. (Delma Medeiros/AAN)
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone