Publicado em 13/07/2018

Assessoria de Comunicação em 12/07/2018

Antonio José Roque da Silva é o novo Diretor-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). A cerimônia de posse foi realizada na manhã do dia 12 de julho, no campus do Centro e contou com a presença de funcionários e membros do Conselho de Administração do CNPEM.

Além das novas atribuições como Diretor-Geral, José Roque permanece na Diretoria do Projeto Sirius, nova fonte brasileira de luz síncrotron. A nomeação para o cargo foi aprovada pelo Conselho de Administração do CNPEM após a indicação do Comitê de Seleção, composto majoritariamente por membros externos do Centro. José Roque passará sua cadeira de diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), a qual ocupava desde 2009, a Yves Petroff, físico francês que já foi diretor científico do LNLS, de novembro de 2009 a março de 2013.

José Roque é Professor Titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), tem graduação e mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); doutorado e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Desde 2017, é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). José Roque atua na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada e Física Atômica e Molecular. Em particular, tem interesse na área de simulação computacional e cálculos de estrutura eletrônica e propriedades de transporte eletrônico, com foco na área de nanoestruturas.

Na cerimônia do dia 12 de julho, o presidente do Conselho de Administração do CNPEM, Rogério Cesar de Cerqueira Leite, e o diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e então Diretor-Geral pro tempore do CNPEM, Adalberto Fazzio, endossaram em suas falas a experiência e a capacidade de gestão do novo Diretor.

Também estiveram presentes os membros do Conselho de Administração do CNPEM, Liu Lin e Oswaldo Luiz Alves; o diretor do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Kleber Franchini, e o diretor do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), Eduardo do Couto e Silva.

Veja a galeria de fotos completa

Visita do Ministro da Educação

Como primeiro compromisso oficial, o novo diretor-geral do CNPEM recebeu, no mesmo dia, o Ministro da Educação, Rossieli Soares, em uma detalhada visita pelos Laboratórios Nacionais e pelas obras do Sirius.

Na ocasião, o Ministro mostrou-se impressionado com toda a infraestrutura do complexo e também com a formação e capacitação dos colaboradores do Centro, enfatizando a importância do CNPEM para a ciência e para a educação. “A educação é fundamental para apoiar a ciência e a pesquisa”, comenta, “para o MEC, olhar essa infraestrutura e o potencial disso nos dá cada vez mais vontade de investir, especialmente na possibilidade de ter mais pessoas acessando o CNPEM no processo educacional deles, na graduação, na pós-graduação e quiçá em uma parceria para trazer alunos de destaque no ensino médio para ter aqui pequenas experiências, bem como incentivá-los a ser futuros cientistas, futuros físicos, químicos e biólogos”.