Nova diretoria da ABTLuS toma posse com presença de ministro da C&T

Publicado em 15/05/2009

12/05/2009 – Portal Inovação

Nesta quarta-feira, 13 de maio, às 15h30, a Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS) empossa seu novo corpo diretor. A solenidade, que acontece no campus da Associação, em Campinas, contará com a presença do ministro da C&T, Sergio Rezende.

Na ocasião, além da posse do engenheiro Michal Gartenkraut para o cargo de diretor geral da ABTLuS, substituindo o físico José Antônio Brum, que há oito anos comandava a Associação, o físico Antonio José Roque da Silva e o médico Kleber Gomes Franchini assumirão, respectivamente, as recém-reformuladas diretorias do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e do Centro de Biologia Molecular Estrutural (CeBiME), ambos centros associados à ABTLuS.

Novos diretores
Formado em engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutor pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Michal Gartenkraut já foi reitor do ITA, de 2001 a 2005, e presidente executivo da Fundação Nacional de Qualidade. Atualmente é membro do Conselho Científico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O físico Antonio José Roque da Silva é professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e tem atuação acadêmica relevante nas áreas de Física da Matéria Condensada e de Física Atômica e Molecular. Seu interesse principal como pesquisador são as áreas de simulação computacional, cálculos de estrutura eletrônica e propriedades de transporte eletrônico, com foco em nanoestruturas.

Já o médico Kleber Gomes Franchini, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realiza pesquisas com ênfase nos campos da sinalização celular e de desenvolvimento de fármacos, no qual é detentor de duas patentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do LNL

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone