Nobel Ada Yonath no LNBio

Publicado em 04/03/2011
Assessoria de Comunicação, em 04/03/2011

A israelense Ada Yonath, premiada com o Nobel de Química em 2009, visitou o LNBio no dia 19/01. Ela conheceu as intalações e conversou com pesquisadores, inclusive sobre possíveis colaborações.

Durante sua passagem por Campinas, Ada foi conferencista nos dois primeiros dias da Escola São Paulo de Física Avançada – Novos desenvolvimentos em radiação síncrotron, iniciativa da FAPESP que acontece de 17 a 25 de janeiro no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), no mesmo campus do LNBio.

A cientista de 71 anos, que trabalha no Instituto Weizmann, de Israel, compartilhou conhecimentos sobre seu tema de investigação nos últimos 25 anos e que deu origem a antibióticos: a função e estrutura do ribossomo (parte da célula que fabrica proteínas), dados obtidos com cristalografia por raios X. Essa técnica é frequentemente utilizada pelos pesquisadores do LNBio e usuários externos. As duas linhas de luz (estações experimentais) do LNLS coordenadas por equipe do LNBio operam para coletar dados de difração de cristais de macromoléculas, proteínas, por exemplo, o que permite determinar sua estrutura tridimensional.

Nas palestras, Ada conquistou o auditório também pela simpatia. Disse que tão importante quanto o cobiçado título é o diploma de “avó do ano”, conferido por sua neta e igualmente pendurado na parede. E no tour pelas instalações do LNBio ainda deu uma dica a pesquisadores: “É fundamental não desistir, mas é preciso ter em mente que um bom projeto é aquele que é passível de ser feito.”

ESPCA – Inscreveram-se para o curso intensivo de curta duração 272 candidatos de 41 países, que apresentaram currículos e projetos de pesquisa com o endosso de seus orientadores. Entre os participantes selecionados estão 19 brasileiros e 64 estrangeiros de 24 países, incluindo alunos de doutorado e de pós-doutorado de universidades e institutos de pesquisa dos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oriente Médio.

Mais informações sobre a Escola São Paulo em http://espca.lnls.br

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone