Missão sul-africana participa de encontro de cooperação científica

Publicado em 29/05/2009

29/05/2009 – Portal MCT

Uma missão exploratória em ciência, tecnologia e inovação da África do Sul participa hoje (29), em Brasília, do 1º Encontro do Comitê Conjunto de Cooperação Científica e Tecnológica. O comitê foi criado como parte do acordo de cooperação assinado entre o Brasil e a África do Sul em novembro de 2003 e  tem por objetivo a pesquisa conjunta nos campos das ciências humanas, sociais e naturais.

A missão, que está no Brasil desde segunda-feira (25), já visitou o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/MCT), os centros de Biologia Molecular Estrutural (CeBiME) e o de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), em Campinas (SP).

Uma missão brasileira esteve na África do Sul em março com o mesmo objetivo e já existem projetos de colaboração em andamento, como o envolvendo a nova Fonte de Luz Síncrotron brasileira, que será construída em substituição tecnológica da atual. Segundo Antônio Rubens de Castro, pesquisador do LNLS, que fez parte da comitiva,  aquele país já conta com uma atuante comunidade que faz uso de luz síncrotron, tanto no Brasil, quanto em instalações localizadas na Europa.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone