Ministro do MCTI, Clelio Campolina, visita CNPEM

Publicado em 23/04/2014
Revista Digital Inovação em Foco, Abril de 2014

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clélio Campolina, esteve no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) no último dia 10 de Abril. Na ocasião o ministro conheceu a instituição, os projetos que desenvolve e a atual fonte de luz síncrotron. Visitou também a área onde será construído o novo acelerador de elétrons do laboratório, o Sirius, atualmente em terraplanagem.

Uma das nucleadas do Arranjo NIT Mantiqueira, o CNPEM é uma organização social supervisionada pelo MCTI. A instituição é composta pelos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).

Previsto para ser inaugurado em 2016 e considerado por alguns como o maior projeto científico brasileiro, o Sirius ampliará a capacidade de estudos atualmente disponível. A fonte atual, em operação desde 1997, foi a primeira do Hemisfério Sul e ainda é a única da América Latina. O novo anel será instalado em um edifício com mais de 40 mil m2 e permitirá investigar a composição molecular de compostos como, por exemplo, proteínas, estruturas de plásticos e metais, com aplicações em diversas áreas.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone