Microfluídica: entrevista e Workshop

Publicado em 13/08/2014

Tech4Health em 07/08/2014

A seção de bioengenharia da Sociedade Norte-Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME- American Society of Mechanical Engineers) publicou, no início de agosto, uma entrevista com o Dr. Daniel Irimia sobre uma breve sinopse da área de microfluidos e como o desenvolvimento recente nesta área tem sido importante para novos avanços em aplicações de saúde.

Dr. Daniel Irimia (MD, Ph.D.) é professor assistente do Departamento de Cirurgia do Hospital Geral de Massachusetts, EUA, Hospitais Shriners para Crianças e Escola Médica de Harvard.  Prof. Irimia lidera um laboratório de pesquisa que investiga o papel da migração celular, particularmente como a capacidade de proteção das células sanguíneas brancas é afetada durante processos de inflamação sistêmica após queimaduras ou traumas. Ele também estuda o papel da migração de células de câncer durante o processo de metástase.

Dr. Irimia pertence à Coordenação Técnica do próximo Congresso de Nanoengenharia para a Medicina e Biologia da ASME (ASME NanoEngineering for Medicine and Biology Congress), a ser realizado em abril de 2015 em Minneapolis, EUA.

O vídeo da entrevista está em inglês.

No Brasil, existem alguns grupos de pesquisa que trabalham com microfluídica. Em julho, o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) promoveu o IV Workshop em Microfluídica, reunindo vários pesquisadores brasileiros da área. O evento ocorreu entre 24 e 25 de julho no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP.  Os conteúdos de sete palestras, quatro seminários bem como o Livro de Resumos do Workshop estão disponíveis no site do Workshop.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone