MCTI realiza workshop gratuito sobre métodos alternativos ao uso de animais

RG Farma em 23/03/2016

Link: http://rgfarma.com.br/2016/03/23/mcti-realiza-workshop-gratuito-sobre-metodos-alternativos-ao-uso-de-animais/

A Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no âmbito dos “Diálogos Setoriais União Europeia/Brasil”, convida os representantes da academia, do governo e da indústria para o “Workshop” Innovation, Validation and Regulation: A Bilateral Perspective on Alternative Methods to Animal Use.

O objetivo do “Workshop” é buscar sinergia entre as ações brasileiras e europeias com vistas à inovação, a validação e a regulação de métodos alternativos ao uso de animais. Na ocasião, estarão presentes membros do EURL-ECVAM-JRC (Joint Research Center) que colaborarão com sua experiência, bem como representantes dos Laboratórios Centrais da Rede Nacional de Métodos Alternativos – RENAMA (Inmetro, INCQS/Fiocruz e LNBio/CNPEM) e outros atores com atuação nesta temática.

Confira a programação:http://metodosalternativos.abdi.com.br/programacao.aspx.

O JRC subsidia cientificamente a Comissão Europeia e é constituído por uma rede de centros de pesquisa presentes em diversos países europeus. Para cumprir a sua missão, o JRC conta com independência e toma suas decisões baseando-se em evidências científicas e suporte técnico durante todo o ciclo de elaboração de políticas públicas.

Já no cenário nacional, a Rede Nacional de Métodos Alternativos – RENAMA, instituída no âmbito do MCTI Portaria nº491/2012, tem como objetivos:
I. Estimular a implantação de ensaios alternativos ao uso de animais através do auxílio e do treinamento técnico nas metodologias necessárias;
II. Monitorar periodicamente o desempenho dos laboratórios associados através de comparações interlaboratoriais;
III. Promover a qualidade dos ensaios através do desenvolvimento de materiais de referência químicos e biológicos certificados, quando aplicável;
IV. Incentivar a implementação do sistema de qualidade laboratorial e dos princípios das boas práticas de laboratório (BPL); e
V. Promover o desenvolvimento, a validação e a certificação de novos métodos alternativos ao uso de animais.

O evento acontecerá no dia 06 de abril de 2016, no Centro de Convenções Antônio Félix Filho, localizado no Setor Policial Sul, SPO, em Brasília (DF).

Para maiores detalhes e para fazer sua inscrição, acesse o link:http://metodosalternativos.abdi.com.br/default.aspx.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone