MCTI, CNPEM e Capes têm substituições em cargos de alto escalão

Publicado em 29/04/2015

CBPF, em 22/04/2015

Novo assessor especial no MCTI

Foi publicada na edição da última sexta-feira (17) do Diário Oficial da União (DOU) a nomeação de Ademar Seabra da Cruz Júnior como novo assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ademar Seabra da Cruz Júnior é diplomata de carreira, tendo ocupado a chefia da Divisão de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores (MRE). É formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), tem mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e em Filosofia pela London School of Economics and Political Sciences, além de doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, estuda a globalização econômica, em especial o papel da inovação, do conhecimento e do desenvolvimento tecnológico na competitividade dos países. O profissional deve ajudar na cooperação científica e tecnológica entre Brasil e Estados Unidos.

Carlos Nobre assumirá a presidência da Capes

O climatologista e pesquisador Carlos Nobre, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), será o novo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), assumindo o lugar de Jorge Guimarães, que estava no cargo há 12 anos. O convite para ocupar a presidência partiu do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

Desde fevereiro de 2011, ele exerce a função de secretário de políticas e programas de pesquisa e desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Atualmente, Nobre representa o Brasil no International Institute for Applied System Analysis (Iiasa). É membro do International Scientific Advisory e do High Level Scientific Advisory Panel on Global Sustainability, da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

CNPEM tem novo diretor-geral

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma Organização Social (OS) qualificada pelo MCTI

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social qualificada pelo MCTI, tem novo diretor-geral: Carlos Américo Pacheco. Sua apresentação oficial foi realizada no dia 16 de abril, quinta-feira, às 16 horas, no campus do CNPEM, em Campinas (SP). O evento contou com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e outras autoridades.

Carlos Américo Pacheco é professor da Unicamp. Graduou-se em Engenharia Eletrônica pelo ITA e é mestre e doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp, com pós-doutorado pela Columbia University. De 1999 a 2002, foi Secretário Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, e Presidente do Conselho de Administração da FINEP. Nesse período criou o mecanismo conhecido como Fundos Setoriais para aplicação em investimentos em C&T. Em 2006 foi Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. De 2012 a 2015 foi Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Sobre o CNPEM: o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma Organização Social (OS) qualificada pelo MCTI. Localizado em Campinas (SP), possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz síncrotron da América Latina e está construindo Sirius, novo acelerador brasileiro de última geração; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país.

Os quatro laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone