LNNano recebe propostas de pesquisa

Publicado em 21/01/2015

CRQ em 16/01/2015

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), receberá a partir do dia 20 de janeiro propostas de pesquisa que demandam a utilização de um microtomógrafo de raios X. A instituição disponibilizará aos aprovados o modelo SkyScan 1272.

O equipamento permite a reconstrução tridimensional de diferentes amostras, de forma não destrutiva, com o intuito de revelar detalhes sobre forma e composição das estruturas internas do material, em escala micrométrica. Utilizando a resolução máxima da câmera, é possível resolver estruturas com até 350 nm de resolução nominal.

O microtomógrafo possui uma fonte de raios X de 20 keV a 100 keV. As dimensões da amostra podem chegar a 75 mm de diâmetro e 70 mm de comprimento. O equipamento realiza análises de amostras poliméricas, geológicas, componentes e dispositivos eletrônicos, materiais compósitos, produtos industriais, entre outros. Todas as propostas de pesquisa deverão ser encaminhadas por meio do Portal de Usuários do CNPEM.