LNNano recebe equipe do NIT Mantiqueira para atividade de mapeamento

NIT Mantiqueira, em 07/12/2015

 

A atividade realizada em um dos laboratórios do CNPEM tem como objetivo conhecer as atividades, tecnologias e competências do LNNano, além de apresentar o trabalho feito pelo Mantiqueira aos pesquisadores

 

imagem sem descrição.No começo de novembro, a equipe do Arranjo NIT Mantiqueira visitou oLaboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNAno), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), para realizar a atividade de prospecção e mapeamento das competências e tecnologias de cada área do laboratório, tendo como objetivo obter informações sobre os equipamentos e serviços desenvolvidos.

A primeira área do LNNano a ser visitada foi o Laboratório de Microscopia Eletrônica (LME), que possui microscópios eletrônicos de alta resolução, tanto para visualização como para a preparação de amostras. Os pesquisadores que utilizam a infraestrutura do LME tem total liberdade na preparação e no estudo do seu experimento.

Em seguida a equipe visitou o Laboratório de Materiais Nanoestruturados (LMN), que realiza pesquisas no desenvolvimento e em aplicações de materiais originados de minerais, biomassa e resíduos de outras atividades. Existem poucos laboratórios no mundo que realizam alguma atividade com foco nesse tipo de pesquisa (resíduos em escala nano).

A visita continuou no Laboratório de Ciência de Superfícies (LCS), área especialista em promover pesquisa de semicondutores nanoestruturados e em Microscopia de Varredura por Sonda (SPM). O laboratório realiza estudos da interferência desses compostos sólidos em relação a materiais em outros estados (gasoso e líquido) e no vácuo.

Depois, a equipe do NIT Mantiqueira conheceu a infraestrutura do Laboratório de Dispositivos e Sistemas Funcionais (DSF). Além de microscópios, o laboratório possui salas limpas para a realização de pesquisas de microfabricação. A visita continuou nas instalações do Laboratório de Simulação Termomecânica, que presta apoio aos outros laboratórios, trabalhando diretamente com metalurgia e soldagem de compostos em estados sólidos.

A visita encerrou no Laboratório de Microfabricação (LMF), especializado em pesquisas com sensores e sistemas microeletromecânicos (MEMS). Esse laboratório, além de realizar pesquisa e desenvolvimento (P&D) nessa área, também atende a indústria de diversas áreas, como saúde e ambiental, inclusive com a produção de protótipos para testes.

O NIT Mantiqueira desenvolve essa atividade de mapeamento nas UPs associadas ao Arranjo com o objetivo de criar um documento, que será enviado MCTI, com as competências e tecnologias existentes no em cada instituição. Das instituições associadas, o Arranjo já realizou o mapeamento na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), noLaboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e no Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE).

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone