LNNano publica curso de microscopia eletrônica na internet

Publicado em 07/02/2013

Portal MCTI, em 06/02/2013

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) concluiu a publicação de 11 videoaulas sobre microscopia eletrônica de transmissão em seu canal no Youtube. Desde a divulgação dos primeiros vídeos, em agosto de 2012, o curso teve mais de 8 mil acessos – entre os cerca de 11 mil registrados – e 262 usuários inscritos para receber atualizações.

O canal foi acessado por visitantes de 75 países, principalmente Brasil, Estados Unidos, França, Índia, México, Reino Unido, Alemanha, Portugal e Espanha, segundo estatísticas do Youtube.

Os vídeos têm duração média de 1 hora e 20 minutos. Foram gravados durante o 4º Curso Teórico-Prático de Microscopia Eletrônica de Transmissão, realizado em janeiro de 2012, que abordou aspectos fundamentais e tópicos avançados de microscopia eletrônica, incluindo aplicações de difração, espectroscopia de perda de energia e técnicas de microscopia in situ.

As aulas foram ministradas por pesquisadores do LNNano – Carlos Inoki, Jefferson Bettini, Luiz Fernando Zagonel e Luciano Montoro – e por convidados – Mathieu Kociak (Universidade Paris Sud, França), Thomas Hansen (Technical University of Denmark, Dinamarca), Raúl Arenal (Instituto Nanociencia de Aragon, Espanha), Marin van Heel (Leiden University/Imperial College London, Holanda/Reino Unido) e André Luiz Pinto (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas).

Em janeiro de 2014, o LNNano realizará a quinta edição do curso. As inscrições serão abertas no segundo semestre de 2013 e as datas serão divulgadas pelos canais de comunicação do CNPEM e do LNNano.

O LNNano integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), responsável também pela gestão dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio) e Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). O CNPEM é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Texto: Ascom do CNPEM

Repercussão: Noodls,

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone