LNLS recebe propostas de pesquisa até hoje (3)

Publicado em 03/03/2009

03/03/2009 – Portal MCT

Termina hoje (3), às 17h, o prazo para envio das propostas de pesquisa de grupos científicos interessados em utilizar as linhas de luz MX1 e MX2 do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/MCT), em Campinas (SP). Podem participar os usuários das comunidades científicas do Brasil e do exterior. As propostas devem ser enviadas por meio do Portal do LNLS, onde estão todas as instruções.

As linhas de luz MX1 e MX2 são aplicadas nas pesquisas de cristalografia de proteína que visam a elaboração de fármacos. Segundo o diretor científico do LNLS, Caio Lewenkopf, o laboratório trabalha com essas luzes, na visualização da estrutura de materiais. No caso da proteína, o ideial é conhecer a forma para entender a sua função, visando a produção de um fármaco. “Isso faz parte do esforço nacional de contribuir para essa questão da fabricação de fármacos no País”, explica o diretor.

As propostas aprovadas, de acordo com Lewenkopf, têm o compromisso de que as pesquisas desenvolvidas sejam de domínio público. “Mesmo que não resulte em uma publicação, os pesquisadores têm que nos enviar um relatório do que ocorreu, o que foi medido”, diz o diretor. Os resultados obtidos são publicados no site do LNLS ou em um relatório de atividades da instituição.

Caso o número de proposta seja superior a possibilidade da atendimento de uso das linhas, existe um comitê que julgará os pedidos, sempre levando em consideração o mérito científico. Esse comitê é composto por cientistas que não são ligados ao LNLS. “São convidadas pessoas de renome da comunidade científica nacional”, diz Lewenkopf.

As propostas aprovadas serão agendadas conforme calendário publicado no portal do Laboratório.

Fabio Lino – Assessoria de Comunicação do MCT

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone