LNLS convida pesquisadores para debaterem propostas de pesquisa inovadoras

Publicado em 23/08/2009

28/07/2009 – Jornal da Ciência

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) recebe inscrição de pesquisadores interessados em participar do “2nd Workshop LNLS-2 New Source: Scientific Case”, de 27 a 28 de agosto, em Campinas (SP).

Até 2 de agosto, domingo, vai o prazo de inscrição para solicitação de auxílio de viagem, que deve ser encaminhada para o e-mail proposals@lnls.br. Só são elegíveis para receber auxílio os pesquisadores que submeterem projetos de pesquisa. A submissão de propostas de pesquisa (sem o pedido de auxílio para viagem) vai até 16 de agosto, pelo mesmo e-mail. Já as inscrições no workshop vão até 23 de agosto, pelo site http://newsource.lnls.br.

O objetivo do evento é debater propostas inovadoras de pesquisas que, por demandarem uma Fonte de Luz Síncrotron com maior desempenho que a atual, só poderão ser realizadas na nova fonte que será construída pelo LNLS. O workshop também abre espaço para discussões acerca das características de instrumentação científica necessárias para a realização das propostas apresentadas.

Os projetos de pesquisa devem ter no máximo três páginas formato A4, contendo título, nome e qualificação do proponente, palavras chave, introdução e descrição do experimento proposto. As propostas aceitas para o workshop influenciarão na definição dos parâmetros finais da nova Fonte de Luz Síncrotron e, quando do funcionamento desse equipamento, terão status privilegiado para execução.

O workshop terá a participação de convidados como Sakura Pascarelli, do European Synchrotron Radiation Facility; Thomas Earnest e Charles Fadley, do Lawrence Berkeley National Laboratory; Paul Morin, do Synchrotron Soleil; Franz Pfeiffer, do Paul Scherrer Institut; Sergey Borisenko, do Leibniz Institute for Solid State and Materials Research; e David L. Ederer, da Tulane University.

Os parâmetros preliminares da nova fonte e mais informações podem ser consultados na página http://newsource.lnls.br.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do LNLS)

Repercursão:  Portal FIRJAN; Blog Bioinformática Estrutural

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone