LNBio inaugura Science Café com Fernando Reinach

Publicado em 02/03/2011
Assessoria de Comunicação, em 02/03/2011

O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) inaugurou, no dia 2 de março, o Science Café, um local de encontro entre pesquisadores e empresas parceiras para troca de informações e gestação de novas ideias.

Instalado nas dependências do laboratório, o Science Café foi inaugurado com um bate-papo com o biólogo Fernando Reinach, um dos arquitetos do Projeto Genoma da FAPESP, com incursões bem sucedidas no mundo dos negócios: dirigiu a Votorantim Novos Negócios e acaba de criar, junto com um grupo de investidores, um fundo de venture capital denominado Pitanga, disposto a aportar R$ 100 milhões em empresas de base tecnológica.

“O venture capital é um elemento importante de inovação nos Estados Unidos e Europa”, justificou Reinach a um grupo de 80 pesquisadores e representantes de empresas como PerkinElmer, Natura e Braskem, entre outras.

O foco dos investimentos do venture capital é a inovação de ruptura que, ao mesmo tempo em que abre perspectivas para o desenvolvimento de tecnologias revolucionárias, traz implícito o risco. “Essas inovações estão associadas a uma cultura diferente, onde a falha é experiência de aprendizado”, sublinhou.

O venture capital traduz a aposta de investidores no potencial de novas ideias reunidas num portfólio diversificado de empresas.  “De acordo com estatísticas, de cada 10 empresas apoiadas, uma dá retorno alto; em duas ou três o retorno é razoável e sete não dão certo. A incerteza é intrínseca. Por isso é preciso contrabalancear o portófólio.” O Fundo Votorantim Ventures, por exemplo, aportou US$ 300 milhões em 12 empresas. “Quatro deram certo e oito fecharam”. Entre os empreendimentos bem sucedidos estavam a CanaVialis e a Alellyx, empresas vendidas à Monsanto em 2008. O  fundo foi encerrado no início de 2011 com resultados positivos. “O retorno, considerando o risco, tem que ser alto.”

As empresas que contribuíram para a instalação do Science Café no LNBio foram: PerkinElmer, Natura, Braskem, Agilent, Cristália, Life Technologies, Waters, Analítica, Greiner Bio-one, BD, Datamed, Beckman Coulter, GE, Labcenter, Milli Uni, Sigma Aldrich, Sinapse, Supri+ e Bystef Arquitetura.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone