Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) abre inscrições para Curso de Microscopia Eletrônica de Transmissão

Publicado em 23/09/2013

Participantes têm até o dia 23 de outubro para se inscrever na quinta edição do evento, que será realizado em janeiro de 2014, em Campinas-SP

Assessoria de Comunicação, em 23/09/2013

Estão abertas as inscrições para o V Curso Teórico-Prático de Microscopia Eletrônica de Transmissão, promovido pelo Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), integrante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O evento, que será realizado entre os dias 6 e 24 de janeiro de 2014, no campus do CNPEM em Campinas-SP, é voltado a estudantes que estão completando a graduação, pós-graduação e pesquisadores das áreas de Ciências dos Materiais, Física e Química, sobretudo aqueles com prévia experiência em microscopia.

O período de inscrições foi iniciado nesta segunda-feira, 23 de setembro, e se estenderá até o dia 23 de outubro. O cadastro pode ser feito por meio da página do curso na internet (http://lnnano.cnpem.br/cursomicroscopia/), sem nenhum custo. Após a etapa de avaliação de currículos pela Comissão Organizadora, serão selecionados 90 candidatos que farão uma prova, para então formar uma lista com 60 participantes.

Apoiado pela FAPESP, o curso terá duração de três semanas e será dividido em aulas teóricas e práticas. Para as sessões práticas, serão selecionados 15 participantes mediante uma prova que ocorrerá no final da segunda semana decurso. O programa inclui desde conceitos básicos, como formação de imagens e difração de elétrons, até elementos avançados, como mapeamento químico e imagem de alta-resolução. As aulas serão ministradas por especialistas convidados do Brasil e do exterior, além dos membros do próprio LNNano.

O Curso de Microscopia Eletrônica do LNNano está em sua quinta edição, sendo que o número de participantes vem aumentando a cada ano. Por este motivo, a edição de 2014 disponibilizará 60 vagas, número maior que dos últimos cursos.

Videoaulas

O LNNano concluiu, no início deste ano, a publicação de 11 videoaulas sobre microscopia eletrônica de transmissão, gravadas durante o IV Curso Teórico-Prático, realizado em janeiro de 2012. As aulas, disponibilizadas no canal do Laboratório no Youtube (http://youtube.com/NanotecLNNano), tiveram cerca de 13 mil visualizações, com acessos de visitantes de mais de 80 países, como Brasil, EUA, França, Índia, México, Reino Unido, Alemanha, Portugal e Espanha, segundo estatísticas do Youtube.

Sobre o LNNano

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP,responsável também pela gestão de outros três Laboratórios Nacionais: de Luz Síncrotron(LNLS), Biociências (LNBio) e Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). O CNPEM é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone