Laboratório de fonte de luz terá avançadas instalações

Publicado em 27/01/2014
Revista O Empreiteiro, janeiro de 2014

Está em construção em Campinas (SP) o maior projeto científico brasileiro que entrará em operação até o ano de 2016. Trata-se do laboratório para a nova fonte de luz Síncrotron, que permite enxergar e compreender a composição dos materiais com muito mais precisão.

A iniciativa, conhecida como Projeto Sirius, está sendo comandada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). A MHA Engenharia é a responsável pelos projetos de instalações hidráulica, elétrica, ar-condicionado e telecomunicações do empreendimento.

O projeto consiste numa edificação circular de 66.000 m², com aproximadamente 230 m de diâmetro. A MHA ficou responsável pelo sistemas de água, HVAC, elétrica, fluidos mecânicos e telecomunicações. Para o laboratório serão necessários quatro tanques de termoacumulação de 17 m de altura, nove circuitos de fluidos mecânicos para estabilização dos sistemas, túnel com variação quase inexistente de temperatura (+/- 0,1°C), entre outras instalações. O menor consumo de energia e menor investimento em equipamentos de resfriamento foram usados como parâmetros do projeto.

A MHA Engenharia é parceira da Engineering neste projeto, vencedora da concorrência para a prestação de serviço de engenharia, responsável pela elaboração de projeto executivo e precificação para construção de edifícios e correspondente urbanização. Outras empresas parceiras também contribuíram para este projeto, dentre elas estão a Paulo Bruna Arquitetos Associados, Monobeton Soluções Tecnológicas, LSE – Laboratório de Sistemas Estruturais, IGR Consultoria de Solos, Fundações e Serviços Geotécnicos, Engeti Consultoria, Engenharia SS e HZ Engenharia.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone