Jornalistas de TV peruana conhecem soluções da IMA

Publicado em 20/05/2009

20/05/2009 – Portal da Prefeitura Municipal de Campinas

Uma equipe de TV peruana visitou a Informática de Municípios Associados S/A (IMA) nesta quarta-feira, dia 20 de maio, para conhecer algumas das soluções tecnológicas desenvolvidas pela empresa para a Prefeitura de Campinas.

O jornalista Gaston Gaviola Del Rio e o cinegrafista Jorge Luís, ambos do Canal N, um canal aberto especializado em notícias políticas e econômicas, visitaram diversas instituições no Estado de São Paulo para produzir uma matéria especial sobre os centros produtores de tecnologia da região.

A matéria jornalística enfocando os centros de pesquisa e as empresas públicas de tecnologia da Informação e Comunicação do Brasil foi motivada pelo evento Brasil Tecnológico, que será realizado nos próximos dias 26 e 27 de maio, em Lima (Peru), com a presença de 63 empresas brasileiras.

O evento é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O objetivo do Canal N é antecipar um pouco do que os empresários e gestores públicos peruanos irão presenciar na feira.

Visitas
Além da IMA, em Campinas a equipe visitou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS ). Na IMA, eles captaram cenas e informações sobre as soluções de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), que permite digitalizar e indexar documentos e imagens impressas em papel para que possam ser localizadas e visualizadas pela Internet ou Intranet, e de gestão da rede escolar, que permite controlar eletronicamente faltas, notas e a emissão de documentos dos alunos de uma rede escolar, assim como a alocação de professores e a efetivação de matrículas, com informações georreferenciadas.

Os jornalistas também foram até o terminal de ônibus da Vila Padre Anchieta para conhecer de perto o funcionamento do Prefeitura Móvel, tecnologia que permite conectar, via satélite, unidades móveis à Internet, contribuindo para a descentralização do atendimento.

A equipe esteve acompanhada de Clarissa Furtado, assessora de imprensa da Apex, e de José Carlos Cusnir, consultor da Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software (Softex), que também participa da organização do Brasil Tecnológico.

De acordo com Cusnir, embora a empresa não vá participar do evento no Peru, as soluções da IMA são interessantes por mostrarem como a tecnologia pode melhorar a Administração Pública. “Não queremos dar visibilidade apenas aos grandes centros de pesquisa e à tecnologia de ponta, mostrando robôs e máquinas sofisticadas. Desejamos também que os países em desenvolvimento tenham acesso a soluções tecnológicas mais simples, mas que propiciem um grande impacto na melhoria na gestão pública e do atendimento à população, como é o caso da IMA”, afirmou.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone