Instituições de pesquisa reforçam programação da SNCT 2014 em Campinas

Publicado em 01/10/2014
MCTI, em 30/09/2014

 

Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais organizam e participam de atividades, entre 13 e 19 de outubro, dentro da 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia.

 

Campinas se prepara para a realização da 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá de 13 a 19 de outubro como parte da programação da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014). No município paulista, as instituições e empresas envolvidas participarão de atividades centralizadas em uma mostra, a ser realizada no Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O evento contará com cinco tendas instaladas ao redor do Museu, com diversas atividades simultâneas, que irão ocorrer de segunda (13) a sexta-feira (17), das 8h30 às 17h. Um espaço será destinado às instituições tradicionais de ciência e tecnologia, como é o caso do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), unidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Em sintonia com o tema “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”,  a instituição preparou atividades voltadas para estudantes de diversas faixas etárias e contextos sociais a serem promovidas nas dependências do CTI. Neste sentido, o instituto vai apostar, neste ano, na realização de oficinas em áreas como microeletrônica, física, software livre, linguagens de programação, veículos aéreos não-tripulados (Vant) tecnologia assistiva e acessibilidade.

“A ideia foi adotar um formato inovador em relação aos outros anos e, no lugar da exposição e visita aos laboratórios, vamos oferecer a oportunidade para o público adquirir conhecimento científico de forma lúdica e interativa. A oficina dá a possibilidade de os alunos participarem de forma mais ativa”, explica a chefe da divisão de relações institucionais do CTI, Fabiana Bonilha.

A programação também inclui atividades culturais, com o propósito de acolher os presentes e de possibilitar o acesso a diferentes manifestações artísticas. O planejamento e a execução do evento conta com a participação Complexo Tecnológico Educacional – que abrange o CTI Renato Archer, o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA), o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFSP) e a Fundação de Capacitação à Tecnologia da Informação (FACTI).

Programação no CNPEM

A programação da 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia conta com visitas ao campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Nos dias 13,15 e 17 outubro, os alunos do ensino médio de Campinas poderão conferir o único acelerador de partículas da América Latina, no Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS) e a planta piloto para o Desenvolvimento de Processos do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) – que investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico.

Saiba mais sobre a programação da SNCT em Campinas.

Acesse o site da SNCT 2014: semanact.mcti.gov.br.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone