Inscrições para o 3º Workshop Tópicos Avançados em Proteômica vão até 20/6

Portal Fiocruz em 09/06/2016

 

Estão abertas as inscrições para o 3º Workshop Tópicos Avançados em Proteômica: Hands-on Proteomics-Bioinformatics Course. Promovido pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a iniciativa é voltada para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e profissionais que necessitam de ferramentas proteômicas para a realização de seus projetos de pesquisa. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 20 de junho, por meio do formulário eletrônico disponível online. O curso será realizado de 4 a 8 de julho, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4365), e o número de vagas está limitado à capacidade do auditório Maria Deane – Pavilhão Leônidas Deane. O workshop e o conteúdo do material didático serão apresentados em inglês.

Com o tema Análise bioinformática de dados de proteômica, por meio da utilização de softwares atuais e de livre acesso, os participantes poderão aprender mais sobre o MaxQuant e Perseus, desenvolvidos pelo Instituto Max Planck de Bioquímica, na Alemanha. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Leishmaniose do IOC e uma das organizadoras do evento, Patrícia Cuervo explica que as atividades tutoriais serão relacionadas à análise de dados reais, obtidas pelos próprios participantes. “Nesta dinâmica, os alunos aprendem sobre importantes programas voltados para a análise bioinformática de dados proteômicos, tendo como base suas próprias informações”, comenta.

A iniciativa contará com a participação do pesquisador Jacek Wisniewski, membro do grupo de proteômica do Instituto Max Planck de Bioquímica, que apresentará as funcionalidades do Proteomic Ruler, método utilizado para a quantificação absoluta de proteínas a partir de dados de espectrometria de massas; e do especialista em Proteômica do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz-Paraná), Fabricio Marchini, que explicará o passo a passo dos programas Maxquant e Perseus, usados para identificação e análise estatística de dados de proteômica.

O evento contará, também, com a presença de Carolina Carnielli, pesquisadora do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), e de Andres Rodriguez, bolsista do Laboratório de Pesquisas em Leishmanioses do IOC. Na ocasião, Carnielli explicará, por meio de tutoriais, como lidar com os programas e bases de dados necessários para compreender o significado biológico dos dados proteômicos; e Rodriguez, como o software Excel (Microsoft) pode ser utilizado no tratamento de tais dados.

Além de Patricia Cuervo, o workshop é organizado por Ana Gisele da Costa Neves Ferreira, do Laboratório de Toxinologia do IOC; Gabriel Padrón, Pesquisador Visitante IOC; Leonardo Saboia-Vahia, do Laboratório de Pesquisa em Leishmaniose do IOC; Marcos Catanho, do Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática do IOC, e Jonas Perales, do Laboratório de Toxinologia do IOC.

Clique aqui e confira a programação. Para mais informações, os interessados deverão entrar em contato com a coordenação do evento pelo email tropicosproteomicas@gmail.com.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone