Inscrições abertas para o Curso de Desenvolvimento Pré-Clínico de Medicamentos Biológicos

Publicado em 16/05/2014

Assessoria de Comunicação, em 13/05/2014


As inscrições para o Curso de Desenvolvimento Pré-Clínico de Medicamentos Biológicos estão abertas até o dia 30 de junho. O evento será realizado no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas – SP, entre os dias 8 e 19 de setembro deste ano. O principal objetivo é capacitar pesquisadores do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Cuba e profissionais de empresas farmacêuticas latino-americanas para a realização de atividades, técnicas e regulatórias, relacionadas ao desenvolvimento de medicamentos biológicos voltados ao uso humano.

Os medicamentos biológicos constituem uma nova classe de fármacos, produzidos por meio de processos de biologia molecular e biotecnologia. Resultantes de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, essas drogas vêm instituindo uma nova dinâmica – científica, regulatória e econômica – no cenário farmacêutico global. Os medicamentos biológicos lançam novas perspectivas para o tratamento de doenças crônicas e agudas e ocupam um nicho de mercado incipiente, em franca expansão.

Diante desta potência – terapêutica e mercadológica – o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB/CABBIO), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) promovem e financiam o Curso de Desenvolvimento Pré-Clínico de Medicamentos Biológicos. A execução do evento é uma realização do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), integrante do CNPEM, e do Laboratório de Genotoxicidade (GENOTOX) do Centro de Biotecnologia (CBiot) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O formato do curso obedece às diretrizes do CBAB, sendo 80 horas/aula, das quais 34 são teóricas e 46 práticas sobre os testes pré-clínicos exigidos por autoridades regulatórias (ANVISA, FDA e EMA) para registro de produtos biológicos. As aulas serão ministradas por professores do Brasil, da Argentina e de Cuba. No âmbito da cooperação Brasil-Cuba, uma segunda etapa do curso está sendo planejada para acontecer em Havana, no período de 8 a 17 de outubro de 2014, da qual participarão os alunos brasileiros selecionados. Mais detalhes estão disponíveis no site do curso: http://pages.cnpem.br/dpcmb/.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone