Impactos da mecanização nos canaviais é tema de nova série da TV UDOP

UDOP, em 06/08/2015

 

Estreia na próxima quarta-feira (19), o primeiro episódio da nova websérie da TV UDOP: “Era da mecanização da cana: desafios e oportunidades”. Dividida em quatro episódios, que serão veiculados no portal da UDOP e também na página da entidade no YouTube, as reportagens vão mostrar os impactos positivos e negativos da introdução das máquinas nos canaviais.

Durante meses, a equipe da TV UDOP levantou informações sobre o tema, fez entrevistas com especialistas, produtores de cana, pesquisadores e trabalhadores rurais, foi à campo captar imagens para mostrar quais as novidades na área tecnológica. Tudo isso para que você consiga ter uma ideia de gigantesca transformação que o setor tem passado com a implantação do plantio e da colheita mecanizada.

A websérie vai abordar as consequências ambientais do fim da queima da palha da cana em uma entrevista com o Coordenador do Programa Agricultura e Meio Ambiente da WWF-Brasil, as transformações sociais com a grande diminuição da mão-de-obra sem qualificação no setor e a crescente demanda para os profissionais capacitados. A TV UDOP conversou com ex-cortadores de cana que hoje operam máquinas de mais de 1 milhão de reais.

As reportagens mostram ainda a queda da produtividade devido à mecanização e como os produtores e as usinas estão investindo em tecnologia para recuperar o bom rendimento e a longevidade dos canaviais. Para isso, a equipe da websérie “Era da mecanização da cana: desafios e oportunidades conversou com especialistas como o produtor rural e consultor Luiz Carlos Dalben; com pesquisadores do CTBE, CTC, UFscar e com gerentes e diretores da Alcooeste, Grupo Clealco e Raízen, entre outros.

Os quatro episódios da nova websérie da TV UDOP estarão no ar nos dias 19 e 26 de agosto e 2 e 9 de setembro. Não perca! Por enquanto, confira a vinheta da “Era da mecanização da cana: desafios e oportunidades”, clicando aqui.

 

Repercussão: CanaOnline

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone