Honda anuncia entrada no mercado de Bioetanol

Publicado em 17/08/2009

17/08/2009 – NEPEN

A Honda anunciou que vai construir um centro de pesquisa e desenvolvimento para a produção do bioetanol. Um acordo foi assinado com o governo da província de Chiba (nas proximidades de Tóquio) e com o Kazusa Akademia Park, instituto de estudos relacionados à biotecnologia.

As obras do centro começam em este mês e devem ser concluídas em novembro. São 1.050 metros quadrados de área construídas, em um terreno de mais de 5 mil metros quadrados dentro do Kazusa Akademia Park.

No Brasil
O Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) ainda está em construção em espaço do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), no Pólo Ciatec II de Campinas (SP), mas um grupo de 20 pesquisadores trabalha ativamente na montagem dos três projetos básicos do centro: a instalação de uma planta semiindustrial de hidrólise enzimática (processo que utiliza água e enzimas para obter etanol de celulose de qualquer fonte vegetal, especialmente resíduos agrícolas); o desenvolvimento de uma máquina de mecanização de baixo impacto que permitirá a implantação do plantio direto na cultura de cana, a exemplo do que se faz com soja e milho; e a busca de metodologias para analisar o impacto econômico, social e ambiental da implantação de novas tecnologias na cadeia produtiva da cana e do etanol.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone