Henrique Magalhães Teixeira conhece complexo de pesquisa Luz Síncrotron

Publicado em 05/08/2015
Prefeitura de Campinas em 04/08/2015

 

O prefeito em exercício, Henrique Magalhães Teixeira, esteve na tarde de segunda-feira, 3 de agosto, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O complexo de pesquisa instalado em Campinas abriga o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

Henrique visitou os quatro laboratórios e também conheceu o canteiro de obras onde será construído o Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira. Sua estrutura começou a ser erguida no ano passado e, dentro dos próximos anos, o equipamento deve entrar em operação.

É muito impactante poder ver a estrutura de tecnologia de primeiro mundo que o CNPEM opera em Campinas e que merece ser conhecida por todos os campineiros”, disse Henrique Magalhães Teixeira após ter conhecido um a um dos quatro laboratórios que operam grandes instalações de pesquisa. O conjunto é aberto à comunidade científica e empresarial do Brasil e do exterior.

O prefeito em exercício foi recebido pelo diretor-geral do CNPEM, Carlos Américo Pacheco, que fez uma explanação sobre os trabalhos realizados pelos quatro laboratórios, referências mundiais em suas respectivas áreas de atuação, e também sobre o Sirius, que será uma das mais avançadas ferramentas científicas de todo o mundo. O Sirius abrirá novas possibilidades de pesquisa nas áreas de ciência dos materiais, biologia estrutural, nanociência, física, meio-ambiente, arqueologia e várias outras.

A Prefeitura de Campinas agilizou os procedimentos para autorização do início da construção do Sirius, com a entrega ao alvará em dezembro de 2014. O Sirius será construído em terreno de 150 mil m², cedido pelo Estado, com verbas do governo federal (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI).

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone