Fórum debate uso de animais em pesquisas

Publicado em 30/09/2015
Monitor Digital, 22/09/2015

Será realizado nesta quarta-feira o II Fórum de Ensaios Pré-Clínicos com o objetivo de debater métodos alternativos para o uso de animais em pesquisas. A segunda edição do evento é fruto de uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Academia Nacional de Farmácia (ANF) e o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), o debate acontecerá em São Paulo, na sede do Sindusfarma.

– O objetivo do Fórum é debater as oportunidades e desafios dos ensaios pré-clínicos. Esses ensaios são essenciais para o desenvolvimento de novas moléculas e novas formulações que podem ser aplicadas tanto na produção de medicamentos, como em cosméticos e defensivos agrícolas. Pretendemos discutir a evolução técnica e regulatória dessa área no Brasil – esclarece a especialista da ABDI, Cleila Pimenta, responsável pelo tema na Agência.

O presidente da ANF, Lauro Moretto, explica que alguns métodos não permitem a substituição e que os métodos alternativos devem ser validados para que seja garantido que tenham resultados idênticos.

– Isso é um processo exaustivo e complexo.

Moretto, no entanto, se diz satisfeito com o interesse pelo debate.

– Fomos pioneiros em colocar esse assunto na pauta das pesquisas e o procura dos profissionais da área pelo Fórum mostra a importância do assunto. Tivemos mais interessados em participar do que a capacidade do Fórum. Estamos com boas expectativas – revela.

O Fórum contará com a participação de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Instituto Butantan, do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outros.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone