Fórum debate uso de animais em pesquisas

Publicado em 30/09/2015
Monitor Digital, 22/09/2015

Será realizado nesta quarta-feira o II Fórum de Ensaios Pré-Clínicos com o objetivo de debater métodos alternativos para o uso de animais em pesquisas. A segunda edição do evento é fruto de uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Academia Nacional de Farmácia (ANF) e o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), o debate acontecerá em São Paulo, na sede do Sindusfarma.

– O objetivo do Fórum é debater as oportunidades e desafios dos ensaios pré-clínicos. Esses ensaios são essenciais para o desenvolvimento de novas moléculas e novas formulações que podem ser aplicadas tanto na produção de medicamentos, como em cosméticos e defensivos agrícolas. Pretendemos discutir a evolução técnica e regulatória dessa área no Brasil – esclarece a especialista da ABDI, Cleila Pimenta, responsável pelo tema na Agência.

O presidente da ANF, Lauro Moretto, explica que alguns métodos não permitem a substituição e que os métodos alternativos devem ser validados para que seja garantido que tenham resultados idênticos.

– Isso é um processo exaustivo e complexo.

Moretto, no entanto, se diz satisfeito com o interesse pelo debate.

– Fomos pioneiros em colocar esse assunto na pauta das pesquisas e o procura dos profissionais da área pelo Fórum mostra a importância do assunto. Tivemos mais interessados em participar do que a capacidade do Fórum. Estamos com boas expectativas – revela.

O Fórum contará com a participação de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Instituto Butantan, do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outros.