Feira alia ciência à saúde e esporte

Publicado em 21/10/2013

Correio Popular, em 19/10/2013

A Semana Nacional de Ciência e Tecnolologia 2013 em Campinas, que terá início na segunda-feira às 9h, na Lagoa do Taquaral, será uma mostra da tecnologia de ponta que é produzida na cidade, com uma programação voltada para a divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados à ciência, à saúde e ao esporte.

Uma tenda está sendo montada no parque, perto do Planetário, onde o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, coordenador do evento, fará uma exposição em tecnologias da informação. Cerca de 50 mil pessoas, especialmente estudantes, são esperados.

Na tenda haverá exposição de temas como microeletrôni- ca, robótica e tecnologias 3D, além dos trabalhos do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA), do Programa Ambientronic (resíduos eletrônico), da Divisão de Qualificação e Análise de Produtos Eletrônicos e do pro- jeto Auxilis (tecnologias que auxiliam a acessibilidade).

Além disso ocorrerão oficinas que abordarão conceitos de software, seu desenvolvimento e segurança, através de exemplos simples da vida real, para os alunos do Ensino Médio. A programação inclui ainda palestras sobre temas de saúde como alimentação, nutrição e obesidade, prática de esportes e prevenção de acidentes. Além das palestras sobre os projetos tecnológicos serão apresentados vídeos sobre diversos assuntos, como, por exemplo, as doenças nos tempos modernos.

A Prefeitura, parceira do evento, programou visitas a empresas de inovação e atividades esportivas e recreativas, palestras na área de saúde e apresentações circenses. As visitas ocorrerão no CPqD, Museu Exploratório de Ciências, Universidade Estadual de

Campinas (Unicamp), CPFL, Rhodia e CNPEM, que congrega laboratórios de novos materiais e bioetanol e o maior acelerador de partículas do Hemisfério Sul. O museu levará uma atividade itinerante ao parque municipal. É um caminhão equipado com ferramentas e bancadas móveis, nas quais os visitantes serão estimulados a encontrar soluções para diversos desafios, acompanhados por monitores de acordo com a faixa etária.

O Centro Paula Souza e o Instituto Federal estarão pre- sentes no evento com exposições e palestras e atividades de divulgação de seus cursos. Serão expostos projetos desen- volvidos de alunos e professores das escolas técnicas Bento Quirino e Etecap.

O tema de 2013 foi escolhi- do para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a CopadoMundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecer os aspectos científicos, educacionais e de saúde nas atividades esportivas.

A semana promoverá e apoiará atividades que estimulem a interação entre o esporte, a ciência e a saúde, mostrando ao público como a ciência e a tecnologia são hoje elementos essenciais neste domínio, particularmente nos esportes de alto desempenho.

Clique aqui para ler a matéria.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone