FCE Cosmetique 2016: NIT Mantiqueira apresenta inovações desenvolvidas por ICTs

Publicado em 20/05/2016
NIT Mantiqueira em 28/04/2016

LINK: http://nitmantiqueira.org.br/portal/component/content/article?id=1228

Do dia 10 a 12 de maio, o NIT Mantiqueira apresentará projetos inovadores para a área de cosméticos durante a FCE Cosmetique, principal plataforma de negócios do setor cosmético na América Latina, que será realizada em São Paulo.

Durante a feira, os visitantes poderão conhecer técnicas inovadoras, econômicas e de apelo ecológico para testes de produtos, alternativas para análise do comportamento físico e químico, como o uso de luz síncrotron, o uso de tecnologia RFID (Identificação por Rádio Freqüência) em embalagens, além de cosméticos feitos com frutos e óleos de plantas da Amazônia.

As tecnologias que estarão expostas no stand do NIT Mantiqueira e em palestras durante a feira, são resultados de pesquisas desenvolvidas pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, associadas ao Arranjo NIT Mantiqueira. Além dessas instituições, também estarão presentes no estande tecnologias do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, pertencente ao Arranjo da Amazônia Oriental (AMOCI) e do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), da Amazônia Ocidental (Rede Namor). Os Arranjos de NITs são grupos ligados a Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (SCUP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

“Participar da FCE Cosmetique é uma oportunidade importante de apresentarmos reunindo todo o portfólio e tecnologias que possuem valor econômico de mercado e que foram desenvolvidas por unidades de pesquisa associadas aos NIT’s de todo o país, como o NIT da Amazônia Oriental e da Amazônia Ocidental. Os participantes da feira poderão conhecer as soluções propostas pelos pesquisadores brasileiros para os desafios do mercado de cosmético”, afirma João de Oliveira Junior, coordenador do NIT Mantiqueira, no vídeo realizado exclusivamente para a feira pelo produtor de imagens científicas, Julio Trazzi.

Para Oliveira Jr, essa iniciativa contribui para aproximar as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do setor empresarial, que é um dos resultados que o Mantiqueira pretende com a implementação das Plataformas Técnicas, proposta de gestão que visa fortalecer as atuais competências e atividades pros NITs do país.

A participação dos Arranjos de NIT’s do MCTI na feira é resultado da parceria entre o NIT Mantiqueira com a NürnbergMesse, empresa organizadora da FCE Cosmetique, que também está oferecendo um espaço para que sejam apresentadas palestras sobre inovação da área cosmética desenvolvida pelas Unidades de Pesquisa federais.

FCE Innovation Area

Nesta edição da feira, FCE Cosmetique está lançando o FCE Innovation Area, um espaço para aproximar diferentes núcleos de inovação existentes no Brasil com as indústrias e profissionais do setor. O NIT Mantiqueira é parceiro deste espaço na feira e, por isso, está oferecendo palestras de pesquisadores das instituições associadas aos arranjos de NIT’s brasileiros. Os pesquisadores apresentarão detalhadamente as tecnologias inovadoras desenvolvidas e as principais sobre soluções para a área cosmética.

No dia 10 de maio, o gerente de desenvolvimento de fármacos, Eduardo Pagani, do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), integrante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), apresentará o projeto Human on a Chip. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Grupo Boticário, envolve o cultivo de tecidos humanos em chips controlados por computador. Esse tecido reconstituído em vitro reage de forma semelhante a pele humana e pode ser utilizado para testes de novos produtos. A tecnologia promete baratear e dar celeridade aos testes exigidos para o desenvolvimento de novos produtos das indústrias farmacêuticas e de cosméticos.

No mesmo dia, o pesquisador Mateus Borba Cardoso, também do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), apresentará o potencial e os benefícios das análises usando radiação síncrotron para a área cosmética. As técnicas, tais como, microespectroscopia de infravermelho, cristalografia de macromoléculas, espalhamento de raios-X a baixos ângulos e tomografia de raios-X, possibilitam a análise do comportamento físico e químico de um determinado produto após a sua aplicação e podem beneficiar a área cosmética, seja para o desenvolvimento de novos produtos ou para a avaliação da segurança e dos efeitos dos cosméticos na pele, cabelos e unhas.

Já no dia 12 de maio, o pesquisador e professor da Universidade do Vale do Paraíba, Airton A. Martin, apresentará os princípios básicos da espectroscopia Raman confocal, ilustrando aplicações na análise in vivo de várias formulações cosméticas. Serão abordados tópicos como a variação de conteúdo hídrico pela utilização contínua de produtos hidratantes; determinação da permeação cutânea de ativos específicos; efeitos do processo de glicação no envelhecimento cutâneo; efeitos da Radiação de Infravermelho na pele humana; alteração bioquímica dos constituintes da pele humana pela utilização contínua de produtos anti-idade.

A pesquisadora Priscila Fávero, da Universidade do Vale do Paraíba, no dia 12 de maio, mostrará o modo como um modelo computacional, via Dinâmica Molecular, pode ser aplicado para simulações de transporte de ativos cosméticos pela pele humana. Serão apresentados modelos dos processos de penetração e permeação dos ativos pré-sintetizados.

Finalizando a participação do Mantiqueira na FCE Innovation Area, a pesquisadora Helyde Albuquerque Marinho, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA apresentará produtos cosméticos à base de óleos das polpas de pupunha e buriti. Esses produtos orgânicos possuem propriedades capazes de auxiliar na regeneração dos lipídeos da camada córnea, reestruturando a camada lipídica protetora, deixando a pele mais hidratada e com aspecto saudável. As técnicas utilizadas nas preparações dos biocosméticos mostraram-se promissoras e ecologicamente corretas.

Confira a programação das palestras da FCE Innovation Area em: http://www.nitmantiqueira.org.br/portal/eventos/1229-fce-cosmetique-2016

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone