FAPESP apóia pesquisa de células tumorais do LNBio

Publicado em 13/08/2010
Assessoria de Comunicação, em 13/08/2010

A pesquisa sobre o metabolismo biossintético e bioenergético de células tumorais, liderada por Andre Luis Berteli Ambrosio e Sandra Martha Gomes Dias, do LNBio, receberá apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “Trata-se de um Auxílio Regular com duração de dois anos”, explica Ambrosio, contemplado com o auxílio.

Desde o pós-doutorado na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos,Ambrosio e Dias buscam entender, por meio da combinação entre biologia estrutural, celular e molecular, os mecanismos que alimentam o crescimento e multiplicação das células cancerosas. “Elas se multiplicam a uma taxa mais elevada que as demais, aumentando enormemente a demanda por energia e pelos blocos básicos (nucleotídeos, aminoácidos e lipídeos) para construção das macromoléculas (como enzimas e DNA, por exemplo) e organelas celulares. Para tanto, super-expressam proteínas alternativas que, em células normais, seriam fortemente reguladas”, detalha. “A ciência básica mostra como as coisas realmente funcionam e é de suma importância para apontar tratamento terapêutico eficiente no futuro.”

Neste estudo, Andre, que é físico, conta com a parceria de Sandra Dias, bióloga e contemplada com um auxílio da modalidade Jovem Pesquisador da FAPESP. “A nossa intenção é estabelecer a multidisciplinaridade no dia-a-dia da pesquisa.”

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone