Evento internacional aborda fármacos contra doenças negligenciadas

Publicado em 15/01/2015
MCTI, em 09/01/2015.

Estão abertas as inscrições para a Sao Paulo School of Advanced Science on Neglected Diseases Drug Discovery, com foco em cinetoplastídeos. O evento será realizado em junho, no campus do CNPEM, em Campinas (SP).

 

Estão abertas as inscrições para a Sao Paulo School of Advanced Science on Neglected Diseases Drug Discovery – focus on Kinetoplastids (SPSAS-ND3). O evento será realizado entre 14 e 24 de junho no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

A escola, organizada pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), contemplará aspectos multidisciplinares do processo de descoberta de fármacos aplicados à doença de Chagas, à leishmaniose e à tripanossomíase africana humana, causadas por cinetoplastídeos, uma classe de protozoários.

A SPSAS-ND3 abordará desde conceitos básicos da ciência de descoberta de fármacos até as investigações de ponta desenvolvidas na área. Os grandes temas da programação incluem: high throughput screening (HTS) e high content screening (HCS); biologia estrutural e screening virtual; análises de dados de triagens; química medicinal; otimização de leads; absorção, distribuição, metabolismo e excreção (Adme) in vitro e in vivo; e modelos animais para estudos de farmacocinética e estudos de eficácia.

Haverá atividades práticas e teóricas, ministradas por um grupo de pesquisadores de classe mundial. Dentre os professores do curso, estarão presentes especialistas em descoberta de drogas e em parasitologia e profissionais da comunidade acadêmica e da Pharma.

As inscrições para a SPSAS-ND3 são gratuitas e devem ser feitas até 5 de fevereiro no site do evento.

 

Repercussão: Revista Gestão Universitária, Bio-Manguinhos/Fiocruz, Portal Brasil, Conselho Regional de Química, Ciência em Pauta.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone