Encontro latino americano de cristalografia tem inscrições abertas

Publicado em 31/03/2014

Portal MCTI, em 28/03/2014

Estão abertas as inscrições, até o dia 30 de abril, para um dos mais importantes encontros sobre cristalografia de macromoléculas biológicas. O Latin American Summit Meeting on Biological Crystallography and Complementary Methods será realizado de 22 a 24 de setembro, no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), localizado no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

Os interessados devem fazer a pré-inscrição pela internet. O evento tem como principal objetivo reunir pesquisadores de países latino-americanos e cientistas de destaque no cenário mundial para avaliar os avanços atingidos nos últimos anos na área. A reunião faz parte da programação oficial do Ano Internacional da Cristalografia (IYCr2014).

Por meio da cristalografia, é possível determinar a estrutura atômica, os tipos de ligações químicas e as funções biológicas dessas substâncias. A área contribui para o progresso de vários campos do conhecimento, motivo pelo qual é a área que possui o maior número de contemplados com o prêmio Nobel.

“As apresentações previstas serão uma vitrine do progresso alcançado na área de cristalografia de proteínas e processos correlatos ao longo dos últimos 25 anos”, destaca a docente da Unicamp e uma das organizadoras do evento Iris Torriani. Para promover as discussões, cerca de 60 pesquisadores convidados estarão presentes em Campinas.

A palestra de abertura será feita por Ada Yonath, ganhadora do Prêmio Nobel de Química de 2009. O evento também selecionará 50 pesquisadores e estudantes para participar da reunião, os quais poderão apresentar seus trabalhos em sessões de pôsteres.

O formato de encontro, proposto pelo IYCr2014, também será realizado no Paquistão e na África do Sul. A intenção é mobilizar as comunidades científicas e política desses países e suas macrorregiões, visando o progresso da cristalografia.

Repercussão: Portal Brasil, Jornal Brasil

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone