Embrapa apresenta novas tecnologias em cana-de-açúcar no Congresso UDOP/STAB

Publicado em 05/11/2014
UDOP, em 03/11/2014

 

Entre as 12 salas temáticas, o 7º Congresso Nacional da Bioenergia conta com a sala de Novas Tecnologias Embrapa. Como sugere, esse espaço apresenta investimentos e novas soluções para o mercado canavieiro. O evento acontece nos dias 12 e 13 de novembro, no UniSalesiano, em Araçatuba/SP.

No primeiro dia de programação, o painel um da sala terá uma palestra sobre “Manejo da palhada e produtividade de cana”, apresentada pela pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Nilza Patrícia Ramos. Em seguida, será apresentada a palestra sobre “Impactos econômicos da retirada da palhada”, pelo consultor Marcelo Pierossi.

Após o coffee break, haverá a apresentação do tema “Impactos no solo do manejo da palhada”. A palestra será ministrada pelo pesquisador da Embrapa Solos, Pedro Freitas. Este painel será moderado pelo chefe de pesquisa e pesquisador científico da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Augusto Boechat Morandi.

Já no período da tarde, o segundo painel discutirá os temas “Variedades OGM em cana: uma realidade para redução de perdas com a seca”, apresentado pelo pesquisador da Embrapa Agroenergia, Hugo Molinari; “Irrigação em cana”, apresentado pela pesquisadora do IAC, Regina Pires e pelo pesquisador da Embrapa Cerrados, Vinícius B. Bufon; e por último “Pegada hídrica da cana-de-açúcar irrigada e sequeiro”, ministrada pelo pesquisador do CTBE, Fábio Vale Scarpare. A moderação será do pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Robson Barizon.
13 de novembro

No segundo dia do evento, as palestras começam sob moderação da pesquisadora científica da APTA/STAB, Raffaella Rossetto. O primeiro tema a ser apresentado será “Correção da acidez do solo e adubação da cana-de-açúcar – Resultados da experimentação em andamento da Embrapa Cerrados”, pelo pesquisador da Embrapa Cerrados, Thomaz Rein. Logo depois, a palestra será do Pesquisador e Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Solos, José Polidoro, que apresentará o tema “Inovações em fertilizantes: o caminho para a sustentabilidade”.

O quarto e último painel da sala traz uma das pautas atuais do setor “Desempenho econômico e ambiental do etanol produzido pela integração milho/cana”, com palestra apresentada pelo chefe de pesquisa e pesquisador científico da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Augusto Boechat Morandi. Na sequência, o tema “Análise de consumo hídrico em usinas sucro-energéticas e as práticas de reuso de efluentes”, será discutido pelo pesquisador doutor da Embrapa Informática, Fábio Silva. Este painel também será moderado pela pesquisadora Raffaella Rossetto.

Para conferir todo o conteúdo desta sala, clique aqui. Para ter acesso a programação das demais salas temáticas clique aqui.

Apoio

O 7º Congresso Nacional da Bioenergia conta com o apoio cultural das empresas: Azamoto; Beta Renewables; Bayer CropScience; CanaVialis; Case IH; Ceres; CTC; Deloitte; Ecom Energia; FMC; GE; Novozymes; São Francisco Saúde; Syngenta e Yamaha.

Como mídia parceira, atuarão no Congresso as revistas: CanaMix; CanaOnline; Canal – Jornal da Bioenergia e Revista STAB. O Unisalesiano e a Siamig apoiam institucionalmente o evento.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas através do portal UDOP, no menu UniUDOP – Congresso Nacional da Bioenergia, ou clicando aqui. Associadas UDOP têm direito a 17 cortesias cada, que deverão ser realizadas pelo RH da usina associada até o dia 7 de novembro. Garanta já a sua vaga e inscreva-se no melhor Congresso sobre Bioenergia do Brasil! Mais informações pelo telefone (18) 2103-0528 ou pelo e-mail uniudop@udop.com.br.

Aos participantes serão sorteadas duas motocicletas Yamaha modelo Crosser 150 cilindradas, flex, zero quilômetro e nove tablets Samsung Galaxy Tab 3 Lite. O sorteio ocorrerá no final do Congresso, às 16 horas, do dia 13 de novembro. Somente os presentes na hora do sorteio terão direito aos prêmios.

Jantar

Para celebrar o sucesso dos cursos UniUDOP de 2014, um jantar é preparado na noite do primeiro dia do Congresso Nacional da Bioenergia. Reunindo congressistas e a diretoria das associadas da UDOP, o momento também é uma ótima oportunidade para estreitar laços e trocar conhecimentos.

Durante o jantar deste ano, a diretoria da UDOP vai conceder à Luiz Carlos Corrêa Carvalho, o Caio, presidente da ABAG e conselheiro da UDOP e da Unica, a Medalha da Agroenergia, a maior honraria concedida pela entidade, em reconhecimento a contribuição do homenageado para o desenvolvimento do setor da bioenergia.

Serviços:

7º Congresso Nacional da Bioenergia
Data: 12 e 13 de novembro
Local: Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSalesiano
Rod. Senador Teotônio Vilela, 3.821, km 8,5 – Jardim Alvorada – Araçatuba/SP
Inscrições: no portal UDOP (www.udop.com.br) ou clicando aqui
Mais informações: (18) 2103-0528 ou uniudop@udop.com.br.

Camila Lemos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone