Eixo 3: Apoio à geração de inovação nos setores da agricultura, da indústria e dos serviços (AIS)

Está relacionado à promoção da inovação no país por meio da interlocução com os setores de AIS, parcerias em PD&I, transferência de tecnologias e materiais e prestação de serviços tecnológicos.

No ano de 2015, apesar do cenário econômico desfavorável, o CNPEM conseguiu agregar oito novos contratos à sua carteira de projetos vigentes. São eles: Nova Analítica (instrumentação), Votorantim/Embraer (Aeronáutica), Açucareira Quatá e Usina São Martinho (Agrícola), Biolab Sanus (Fármacos), Cencoderma/ Boticário (Cosméticos) e Petrobrás (Biocombustíveis) e Embrapa (Química Verde).

Ao final de 2015, a carteira de projetos em colaboração com empresas totalizava 42 acordos, número 2,5 vezes maior do que o observado em 2010. A proteção das novas tecnologias originadas dos esforços neste eixo de atuação é um importante resultado que vem sendo acompanhado pelo atual Comitê de Inovação e tem se mantido estável nos últimos três anos. Em 2015 foram nove novos registros de propriedade intelectual solicitados ao INPI, além de cinco solicitações de proteção internacional de tecnologias já registradas no país.

A Unidade Embrapii do CNPEM – Biomassa – permanece atuando na prospecção de novos projetos. Para atrair a atenção de potenciais parceiros, o CNPEM tem realizado esforços por meio de eventos Open Day, nos quais representantes de empresas, institutos de pesquisa e fundações de amparo à pesquisa se reúnem para compartilhar suas experiências e buscar as melhores formas de parceria com as áreas comuns ao CNPEM. A primeira edição desse evento foi realizada no dia 6 de março de 2015 e contou com cerca de 50 participantes, dos quais 20 representavam indústrias de áreas de interesse da Unidade. Saiba mais sobre a Unidade Embrapii Biomassa do CNPEM.

Empresas que têm interesse em utilizar nossa instrumentação disponível devem entrar em contato com a área de Convênio e Projetos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone