Eixo 3: Apoio à geração de inovação

Está relacionado à promoção da inovação no país por meio da interlocução com os setores de AIS, parcerias em PD&I, transferência de tecnologias e materiais e prestação de serviços tecnológicos.

Nos últimos anos, a agenda de inovação vem sendo fortalecida no âmbito de todo o Centro, estimulando pesquisadores e especialistas dos Laboratórios Nacionais na interação com empresas de diferentes portes e setores de atividade, em busca de novas tecnologias e soluções para seus projetos. Cabe realçar o fato de que a carteira de projetos de inovação em parceria com empresas conta com recursos de fomento, provenientes de instituições como BNDES, Finep, EMBRAPII e FAPESP, entre outras. Esse apoio reflete a importância crescente da agenda de inovação também no âmbito das políticas públicas.

Em 2016, o CNPEM agregou 11 novos contratos à sua carteira de projetos. São eles: Petrobras (Sensores microfluídicos), BR Photonics (Detectores para o Projeto Sirius), Omnis Biotecnologia (Bioenergia), Petrobras (Linhas submarinas), Ticon (Tintas condutivas), Pedra Agroindustrial (Bioenergia), Mahle Metal Leve (Bioetanol), Usina Santa Isabel (Bioenergia), Comp Line Informática (Nanosensores), Brasil Kirin (Biomassa) e Dedini (Bioenergia). O valor desses projetos correspondeu a aproximadamente R$ 6 milhões para execução nos próximos 3 anos.

A Unidade Embrapii do CNPEM – Biomassa – permanece atuando na prospecção de novos projetos. Para atrair a atenção de potenciais parceiros, o CNPEM tem realizado esforços por meio de eventos Open Day, nos quais representantes de empresas, institutos de pesquisa e fundações de amparo à pesquisa se reúnem para compartilhar suas experiências e buscar as melhores formas de parceria com as áreas comuns ao CNPEM. A primeira edição desse evento foi realizada no dia 6 de março de 2015 e contou com cerca de 50 participantes, dos quais 20 representavam indústrias de áreas de interesse da Unidade. Saiba mais sobre a Unidade Embrapii Biomassa do CNPEM.

Empresas que têm interesse em utilizar nossa instrumentação disponível devem entrar em contato com a área de Convênio e Projetos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone