Diretor do LNLS fará palestra de abertura do Seminário de Iniciação Científica

IPEN, 26/09/2015

Neste ano, que é o Ano Internacional da Luz, o cientista Isaac Newton foi escolhido o cientista homenageado no Seminário Anual dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da CNEN – 2015, a ser realizado nos dias 1 e 2 de outubro, no Prédio do Ensino do IPEN. O físico Antonio José Roque da Silva, diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), vai proferir a palestra de abertura.

Responsável pelo Projeto Sirius, a nova fonte de luz síncroton brasileira (um tipo de radiação eletromagnética produzida em grandes máquinas que aceleram partículas), José Roque vai abordar a importância desse megaempreendimento científico para o país.

“O Sirius abre um conjunto grande de áreas de pesquisa, que interessam não apenas ao Brasil, mas ao mundo”, avalia. Além disso,  o pesquisador acredita que o projeto dará a visibilidade à ciência brasileira, ao “mostrar que é possível ter pesquisas desse nível tecnológico aqui”, declarou José Roque (In “Sirius: a superfonte de luz síncronton no Brasil”, Revista Pré-Univesp, Nº.50, Setembro 2015).

Após a palestra, haverá a apresentação dos bolsistas. Ao todo, serão 126 resumos publicados e 78 comunicações orais, para as quais haverá a presença de um avaliador, representando o CNPq. Em cada sessão de apresentação oral, é escolhido o “destaque” de melhor apresentação – escolha feita de comum acordo entre o avaliador e o coordenador da mesa. Haverá, ainda uma sessão de pôsteres, que premiará os três melhores trabalhos.

De acordo com Martha Marques Ferreira Vieira, gerente do Centro de Ensino e Informação do IPEN e coordenadora do Seminário, o evento se tornou marcante para os bolsistas que estão ingressando na carreira científica. “Caetano Padial Sabino ganhou o primeiro lugar do “12º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, concedido em 2015”, na Categoria Bolsista de Iniciação Científica, área de Ciências da Vida, tendo como orientadora a professora Martha Simões Ribeiro, do Centro de Lasers e Aplicações  (CLA), do IPEN.

Os assessores que representarão o CNPq no evento são os pesquisadores da USP Mauricio Yonamine, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFUSP), Denise de Oliveira Silva, do Instituto de Química (IQUSP) e Kaline Rabelo Coutinho, do Instituto de Física (IFUSP).

Os programas

O Seminário Anual conta com bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiado pelo CNPq com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre os estudantes de graduação. Iniciou no IPEN em 1994, com uma cota de 30 bolsas. A partir de 2003, essa participação foi estendida aos outros institutos vinculados à CNEN: CDTN, CRCN-NE, IEN e IRD.

“Nessa época, a quota era de 59 bolsas financiadas pelo CNPq”, relembra Martha. Segundo ela, nessa mesma oportunidade, foi instituído o Programa de Bolsas de Iniciação Científica da CNEN – o PROBIC, financiado com recursos da própria Autarquia – inicialmente com 30 bolsas.

“Desde então, os Seminários de Avaliação têm sido eventos de integração, com a participação de alunos vindos de Minas Gerais (CDTN), Rio de Janeiro (IEN e IRD) e Recife (CRCN-NE). Atualmente, contamos com a participação do LAPOC – Laboratório de Poços de Caldas e do CRCN-NO – Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste CRCN-CO, também vinculados à CNEN. O Programa conta atualmente com 140 bolsas do CNPq e 60 bolsas da CNEN”, acrescenta.

Desde 2010, a CNEN participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI, do CNPq. “São 13 bolsas dessa modalidade, e pelo quarto ano temos a participação de bolsistas PIBITI no evento. Como nos anos anteriores, o evento tem tudo para ser um sucesso, ao propiciar a interação entre estudantes de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes regiões do país”, conclui Martha Vieira.

Maiores detalhes da programação podem ser obtidos neste link.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone