Curso gratuito em biologia de sistemas em fisiologia vegetal

Publicado em 28/01/2013
CTBE e Unicamp promovem evento entre os dias 4 e 8 de fevereiro destinado a alunos de graduação e pós-graduação

Assessoria de Comunicação, em 28/01/2013

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) vai promover em Campinas-SP, entre os dias 4 e 8 de fevereiro de 2013, o curso “Princípios e Aplicações de Biologia de Sistemas em Fisiologia Vegetal”. O evento, que integra o programa de pós-graduação do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), será gratuito e aberto a estudantes de graduação (a partir do terceiro ano), mestrado e doutorado de instituições de ensino externas a Unicamp.

Interessados podem enviar até o dia 30 de janeiro um e-mail paracamila.caldana@bioetanol.org.br com o nome completo, formação acadêmica (curso, semestre atual e instituição de ensino) e um texto de até 150 palavras que descreva o interesse no curso. Os aprovados serão notificados por e-mail no dia 31 de dezembro.

A biologia de sistemas é uma área recente no campo das ciências biológicas. Ela permite integrar diferentes informações como genes, metabólitos e fenótipos para compreender fenômenos biológicos complexos, como o crescimento e a tolerância de espécies vegetais a diferentes tipos de estresse.

De acordo com Camila Caldana, pesquisadora do CTBE e uma das organizadoras da iniciativa, o curso vai explorar abordagens e noções básicas de análise de dados aplicados a estudos de biologia de sistemas. Fazem parte do evento os seguintes tópicos:

– Introdução à Biologia de Sistemas Vegetal
– Genômica Funcional e Biologia de sistemas
– Genômica Funcional e Biologia de sistemas: interação planta‐ambiente
– Análise da Expressão Gênica em larga escala
– Estratégias para análise de dados de expressão gênica aplicadas a biologia de sistemas
– Redes regulatórias
– Introdução à metabolômica
– Aplicações de Análises Metabólicas em Biologia Vegetal
– Análises de Fluxos Metabólicos
– Estratégias para integração de dados em biologia de sistemas

Além de qualificar recursos humanos em uma importante área das ciências biológicas, o curso promovido tem o objetivo de atrair interessados em desenvolver projetos de pós-graduação ligados à biologia de sistemas no CTBE, sob a orientação dos pesquisadores do Laboratório.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone