CTBE promove seminário sobre os desafios do setor sucroenergético no Nordeste

NovaCana – 17/03/17

No dia 30 de março, o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) realiza um workshop sobre os desafios e as perspectivas do setor sucroenergético no Nordeste.

CTBE / Campus CNPEM

O evento acontecerá em Campinas, na sede do laboratório, e busca aproximar atores relevantes no segmento e oferecer suporte tecnológico para, assim, acelerar o desenvolvimento do setor nesta região do país.

Esse é o primeiro de uma série de workshops estratégicos que o CTBE pretende promover. Ao falar sobre o evento em recente entrevista ao novaCana, o atual diretor do laboratório, Gonçalo Pereira, enfatizou que o CTBE trabalha para todas as regiões produtoras. “Somos um laboratório nacional, apesar de ficarmos em São Paulo. Queremos resolver os problemas ou apoiar as soluções do país como um todo”, afirmou.

O seminário deve coroar os resultados obtidos após a expedição realizada pelo CTBE na região. No mês de fevereiro, profissionais do laboratório percorreram o Nordeste em uma viagem de mais de 2.800 quilômetros. O objetivo foi identificar os gargalos e as dificuldades enfrentados pelos produtores e empresários. A partir dos desafios específicos, o compromisso do laboratório foi pesquisar as soluções dos mesmos.

Agora, algumas dessas questões serão abordadas durante o evento, como a mecanização em área declivosas, a necessidade de variedades de cana adaptadas e a otimização de técnicas e equipamentos para a geração de bioeletricidade, açúcar e álcool. Além disso, serão tratados assuntos relacionados ao melhoramento de técnicas de adubação e irrigação e ao enfrentamento de pragas e doenças.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone