CTBE promove Escola São Paulo de e-Science

Publicado em 17/08/2012
Alunos de graduação e pós-graduação do Brasil e do exterior se reunirão em Campinas-SP. Inscrições estão abertas até 27 de agosto

Assessoria de Comunicação, em 17/08/2012

Estão abertas as inscrições para a São Paulo School of Advanced Science on e-Science for Bioenergy Research (SPSAS e-SciBioenergy) que se realizará no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), em Campinas, nos dias 22 e 26 de outubro de 2012. Serão selecionados 50 estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências exatas, como computação, matemática, engenharia, física, química e bioinformática. A SPSAS, uma iniciativa da FAPESP, financia a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo. O evento é promovido pelo CTBE, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Os candidatos selecionados (50% brasileiros e os demais do exterior) terão as despesas de transporte, acomodação e alimentação pagas. As palestras ministradas por importantes pesquisadores mundiais da área de e-Science (veja aqui a lista de speakers) abordarão temas como visualização e análise de imagens biomédicas, computação de alta performance, oportunidades na área de e-Science, banco de dados e workflows, biologia de sistemas e bioinformática.

Segundo um dos coordenadores do evento, o pesquisador do CTBE e da Universidade de São Paulo (USP) Roberto Cesar Junior, os estudos atuais, voltados para a solução de gargalos científicos e tecnológicos na área de bioenergia, envolvem diferentes disciplinas. Cada uma delas possui equipamentos e experimentos que geram dados em volume impossível de ser processado sem o apoio da tecnologia. O e-Science surgiu para incorporar técnicas e estruturas computacionais que organizam e facilitam o acesso, a análise e a visualização desses dados pelos pesquisadores.
Informações adicionais e inscrições podem ser feitas pelo site www2.bioetanol.org.br/escibioenergy.

Esta é a segunda Escola São Paulo promovida por um Laboratório integrante do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM). Em 2011, o Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS) realizou uma edição do evento sobre novos desenvolvimentos na área de radiação síncrotron. Cerca de 90 alunos participaram da Escola que contou com apresentações dos Prêmios Nobel Ada Yonath (Instituto de Ciência Weizmann, Israel), Química em 2009, e Albert Fert (Unidade Mista de Física, Conselho Nacional de Pesquisa Científica, França), Física em 2007.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone