Confira as oportunidades de 26 de novembro a 2 de dezembro na Agenda Científica do MCTIC

Portal do MCTIC em 25/11/2016

LINK: http://www.mcti.gov.br/noticia/-/asset_publisher/epbV0pr6eIS0/content/confira-as-oportunidades-de-26-de-novembro-a-2-de-dezembro-na-agenda-cientifica-do-mctic;jsessionid=6141B30A925BB4D348C2429E96A0F40C.columba

A exposição Mundo MCTIC – Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil estará no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), de segunda (28) a domingo (4), das 9h às 18h. A mostra, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, possui 25 estandes de agências, empresas estatais, organizações sociais e unidades de pesquisa com atividades lúdicas, experimentos científicos, exibições de vídeos em terceira dimensão (3D), exposições tecnológicas e visitas virtuais. Na quinta (1º) e sexta-feira (2), essa grande exposição científica ficará ainda mais interessante com o 4º Circuito de Ciências das escolas da rede pública, que a Secretaria de Educação do Distrito Federal promove das 9h às 17h. Serão apresentados 197 trabalhos de alunos das escolas públicas do DF. Saiba mais.

Preservação de acervos científicos

Começa nesta segunda-feira (28) a 6ª edição do Curso de Preservação de Acervos Científicos e Culturais promovido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). O objetivo é ampliar o conhecimento na área da preservação de bens culturais de ciência e tecnologia. Além de palestras sobre proteção e a conservação de acervos, o curso promove visitas técnicas às áreas de guarda de acervos do Mast, ao Laboratório de Conservação e Restauração de Papel (Lapel) e ao Laboratório de Conservação de Objetos Metálicos (Lamet). O curso termina na sexta-feira (2). Clique aqui.

Inovação em mineração

O MCTIC realiza, na terça-feira (29), o 3º Seminário sobre Inovação em Geologia, Mineração e Transformação Mineral (Inovamin). O encontro reúne governo, empresas e instituições de pesquisa para apresentar projetos cooperativos de sucesso no setor mineral e iniciativas de apoio à inovação em empresas. Saiba mais.

Sistemas de energia no século 21

A Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) realiza nesta terça-feira (29) o 4º Workshop Internacional: The Use of Synchrophasors in Power Systems – An Indispensable Infrastructure in the 21st Century. Em parceria com o Instituto Real de Tecnologia da Suécia, o evento reunirá especialistas de vários países para debater o papel dos sincrofasores – tecnologia capaz de realizar medição sincronizada – nos sistemas de energia do século 21. Aberto ao público, o workshop será realizado das 8h às 17 horas.

Etanol de segunda geração

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) promove, quarta (30) e quinta-feira (1º), o Workshop on Second Generation Bioethanol 2016, que vai discutir temas relacionados à produção de etanol 2G e outros produtos a partir de biomassa vegetal. Mais informações podem ser obtidas nesta página.

Treinamento para professores

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) está com inscrições abertas para o treinamento gratuito de professores de matemática do ensino médio entre 23 e 27 de janeiro de 2017. São 150 vagas para professores do Rio de Janeiro e outras 100 vagas nos centros multiplicadores em universidades de todos os estados. Saiba mais.

Goeldi seleciona bolsistas

O Museu Goeldi está com inscrições abertas até 11 de dezembro para a seleção de bolsistas de longa duração na modalidade PCI-D. A instituição busca profissionais de nível superior, graduação e pós-graduação (títulos de mestre ou doutor), com o objetivo de elevar o potencial da pesquisa científica, tecnológica e de inovação e também capacitar pessoas para atuar na região amazônica, em áreas estratégicas do museu. Os candidatos podem concorrer a vagas em um dos seguintes temas: “Biodiversidade e Evolução”; “Sistemas naturais e antropizados”; “Diversidade social e cultural”; “Comunicação e Educação de ciência na Amazônia” e “Biotecnologia e Inovação e Tecnologias de Informação”. As bolsas terão duração de até 9 meses, com possibilidade de renovação dependendo da avaliação dos resultados – e sujeita à renovação do Programa PCI, no âmbito do MCTIC. O prazo máximo de permanência no programa PCI é de 3 anos. Clique aqui para mais informações.

Segurança cibernética

Fica aberta até 16 de dezembro a Chamada Conjunta Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Segurança Cibernética, uma parceria entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a National Science Foundation (NSF) dos Estados Unidos. São disponibilizados até US$ 3 milhões por até dois anos. Cada proposta pode ter acesso a até US$ 600 mil. Saiba mais aqui.

Mestrado em botânica no Goeldi

Estão abertas até 26 de dezembro as inscrições para o mestrado em botânica tropical oferecido pelo Museu Goeldi em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia. O objetivo do programa é formar cientistas que possam contribuir com o desenvolvimento de pesquisas e a formulação de políticas públicas relacionadas à conservação ambiental. São 13 vagas para graduados em ciências biológicas, agronomia, engenharia florestal, farmácia e áreas afins. Clique aqui para saber mais.

Verão no LNCC

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) realiza, de 1º a 24 de fevereiro de 2017, a 15ª edição do Programa de Verão, que inclui o 10º Encontro Acadêmico de Modelagem Computacional, a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, o 3º Encontro em Modelagem Matemática do Crescimento Tumoral, o Workshop Análise de Incertezas e Validação, a Semana sobre Programação Massivamente Paralela, a Jornada em Ciência de Dados, a Jornada em Ecologia Teórica e minicursos avulsos. Para saber todos os detalhes, clique aqui.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone