Confira as atividades e oportunidades de 29 de julho a 4 de agosto na Agenda Científica

Publicado em 02/08/2017

MCTIC, 28 de julho de 2017

Sábado de atividades gratuitas para toda a família no Mast, que também realiza a Semana de Astronomia, de 15 a 19 de agosto, com oficinas, visitas orientadas a exposições e minicursos. Astronomia também é o tema do concurso que o LNA promove para estudantes. As inscrições começam em 15 de agosto.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) oferece neste sábado (29) uma série de atividades gratuitas voltadas para as famílias. Uma das atrações é o grupo Contando Mitos, que apresenta uma esquete teatral sobre lendas construídas ao longo da história da humanidade. E aproveitando o período de céu limpo, o público poderá participar da Observação do Sol, realizada por meio de telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, a Observação do Céu será feita por meio de uma luneta construída no início do século 20, sendo possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia. Para conhecer toda a programação, clique aqui.

Colóquio Brasileiro de Matemática

Começa neste domingo (30), no Rio de Janeiro, o Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM) – a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira. Realizado bianualmente desde 1957, conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação de todo o país, além de grandes pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O 31º CBM é parte das atividades do Biênio da Matemática 2017-2018. Saiba mais.

Escola Brasileira de Probabilidades

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) realiza, entre segunda (31) e sábado (5), a 21ª edição da Escola Brasileira de Probabilidade. O evento, no Rio de Janeiro, vai reunir especialistas brasileiros e estrangeiros em minicursos, plenárias e sessões de pôsteres para discutir os rumos e as tendências neste campo de estudo. Clique aqui.

Inpe de portas abertas

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) abre as portas no dia 5 de agosto em comemoração aos seus 56 anos. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer algumas das principais instalações tecnológicas, como o laboratório de integração e testes de satélites, o centro de rastreio e o local onde fenômenos solares são monitorados. Para participar, os interessados devem fazer as inscrições até a próxima sexta-feira (3) pelo centro.visitantes@inpe.br. Na mensagem, sob o assunto “Portas Abertas”, devem ser informados nome completo e RG, além da indicação de horário de preferência: 9h ou 10h30. O Inpe receberá 120 pessoas, que estarão divididas em grupos de 30 visitantes nos horários disponíveis. O número é limitado devido às especificidades dos laboratórios e busca proporcionar a melhor experiência aos visitantes.

Nova identidade da Rede Sismográfica Brasileira

Termina em 7 de agosto o prazo para inscrições no concurso que escolherá a nova identidade visual da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) – uma parceria entre Observatório Nacional, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília e Laboratório de Sismologia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O concurso é voltado a estudantes e profissionais formados em design ou comunicação, e o prêmio é de R$ 5 mil. O edital com as regras do concurso e especificações técnicas está disponível aqui.

Coleções especiais

De 7 a 10 de agosto, o Mast promove a oficina “Formação e Gestão de Coleções Especiais”, com atividades voltadas para a capacitação e orientação de estudantes, bibliotecários e dirigentes de instituições culturais. Serão discutidos o conceito de coleções especiais, patrimônio bibliográfico, ações de preservação, digitalização e controle, acesso e segurança de coleções patrimoniais. As inscrições podem ser feitas até 2 de agosto. Mais informações podem ser acessadas nesta página.

Seminário sobre segurança radiológica

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) promove, em 10 de agosto, o seminário “Segurança Radiológica e Segurança Física: harmonização e ação”. O encontro é voltado para estudantes de pós-graduação da área nuclear e de proteção radiológica, supervisores de proteção radiológica, profissionais que utilizam fontes radioativas, engenheiros de segurança e especialistas. As inscrições podem ser feitas no site do IRD até 4 de agosto. Saiba mais.

Cursos especiais no ON

Estão abertas até 11 de agosto as inscrições para o 22º Ciclo de Cursos Especiais do Observatório Nacional. Voltado para estudantes e pesquisadores das áreas de Astronomia, Astrofísica e Cosmologia, o ciclo oferece minicursos, gratuitos, com seis horas de duração, ministrados por pesquisadores de renome internacional. Clique para conhecer a programação.

Concurso de astronomia para estudantes

Começam em 15 de agosto as inscrições para o Concurso de Astronomia para Estudantes, promovido pelo Laboratório Nacional de Astronomia (LNA). Podem participar estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio, que deverão indicar um objeto astronômico para ser observado com o Telescópio SOAR, com base no interesse científico e apelo visual do objeto. O procedimento é escolher um objeto celeste que se encaixe nas restrições descritas nas regras do concurso e escrever uma justificativa sobre a escolha do objeto. Clique aqui para conhecer as regras.

Semana de Astronomia

O Mast promove, de 15 a 19 de agosto, a 25ª Semana de Astronomia com o tema “Matemática: o idioma da Astronomia”. Durante os quatro dias de evento, o público poderá conhecer as mais recentes descobertas da ciência, por meio de atividades interativas e palestras com especialistas da área científica. Além disso, para entreter os participantes, serão realizadas diversas atrações que buscam explicar a ciência de uma forma mais lúdica, a exemplo das oficinas de astronomia, visitas orientadas a exposições e minicursos. As inscrições são gratuitas. Vagas limitadas. Saiba mais.

Seleção de startups

Termina em 20 de agosto o período de inscrições no Programa de Promoção da Economia Criativa. A chamada pública da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Samsung, com apoio do MCTIC, prevê a seleção de até 20 startups e investimento de R$ 250 mil por empreendimento. O programa oferece acesso a tecnologias e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, treinamentos, assessorias, mentorias, networking e redes de investidores. Saiba mais aqui.

Reunião de pesquisadores do LNLS

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) recebe até 21 de agosto inscrições para a 27ª Reunião Anual de Usuários (RAU), que será realizada entre 22 e 24 de novembro, no campus do CNPEM em Campinas (SP). O evento reúne os pesquisadores que utilizam a infraestrutura do LNLS para a realização de seus trabalhos para avaliar resultados científicos. Clique aqui.

Siderurgia sustentável

Estão abertas, até 24 de agosto, as inscrições de instituições públicas e privadas no edital do projeto Siderurgia Sustentável, uma parceria do Pnud com o Ministério do Meio Ambiente e apoio do MCTIC, para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis de produção e uso de carvão vegetal na indústria siderúrgica. O objetivo é a redução de emissões de gases de efeito estufa na produção de ferro-gusa, aço e ferroligas por meio do apoio a arranjos tecnológicos. Saiba mais.

Pós-graduação no Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) está com inscrições abertas para cursos de mestrado e doutorado. No total, são oferecidas 117 vagas. Até 30 de setembro, por exemplo, os candidatos podem fazer as inscrições no doutorado dos programas de pós-graduação em Biologia, Genética, Conservação e Biologia Evolutiva e Ciências de Florestas Tropicais. Já os programas de pós-graduação em Biologia e Ciências de Florestas Tropicais oferecem vagas para o mestrado. Clique aqui para todas as informações.

Métodos alternativos

Estão abertas até 20 de outubro as inscrições para o Prêmio MCTIC de Métodos Alternativos. O objetivo é revelar talentos, impulsionar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação em métodos alternativos à experimentação animal. As inscrições podem ser feitas pelo site da Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama).

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone