Confira as atividades e oportunidades de 27 de agosto a 2 de setembro na Agenda Científica

Publicado em 02/09/2016
Portal MCTIC em 26/08/2016

 

Oficina para construção de câmara escura, visita guiada e observação do Sol são algumas atividades oferecidas pelo Mast. Até outubro, estudantes podem visitar o miniobservatório astronômico do Inpe. CNPq lança chamada para apoiar projetos do Brics. Prazo de inscrições para o Congresso de Biotecnologia do Inpa termina em 15 de setembro.

 

Crédito: Ascom/MCTIC

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) realiza neste sábado (27), às 16h, a oficina Faça Você Mesmo. Durante a atração, o público vai aprender a construir modelos de câmara escura semelhante ao olho humano. O objetivo é apresentar aos visitantes a física que envolve a óptica e a visão. Ao término da atividade, os objetos podem ser levados para casa. A oficina não é a única atração do sábado no Mast. Entre 15h e 17h, será realizada uma visita guiada pelos 40 mil m² do campus. Um mediador vai revelar a história dos grandes instrumentos instalados no Mast e falar sobre o desenvolvimento da astronomia no Brasil. A Observação do Sol não poderia ficar de fora. Das 15h às 17h, os interessados poderão ver o sol de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de manchas solares, protuberâncias e filamentos. Para finalizar, o Programa de Observação do Céu será realizado das 17h30 às 20h. Através de uma luneta centenária e de telescópios modernos, será possível observar aglomerados estelares, planetas e muito mais. Todas as atividades são gratuitas.

Pesquisas no CBAB

Termina nesta quarta-feira (31) o prazo para submissão de propostas para a chamada pública de apoio financeiro a projetos científicos de cooperação em biotecnologia no âmbito do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB). São priorizados projetos nas áreas de bioprospecção aplicada a enzimas industriais e biofármacos; afrobiotecnologia para a produtividade, sustentabilidade e qualidade da produção agropecuária; bioenergia, com ênfase na produção de biomassa e bioprocessos; saúde humana, com ênfase em biofármacos; sanidade e produção animal; e biotecnologia ambiental. Mais informações podem ser acessadas aqui.

Inscrições para o OpenCon 2016

Vai até a quarta-feira (31) o prazo para inscrições de propostas de atividades durante o OpenCon 2016, que acontece em 21 de outubro, no Campus do Instituto Federal de São Paulo em Campinas – instalado na área do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer. Podem ser sugeridas palestras, seminários, oficinas ou mesas de discussão nos temas de acesso aberto, educação aberta e dados abertos. Para saber mais, acesse esta página.

Sustentabilidade e recursos minerais

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) está com inscrições abertas para os interessados em participar do curso Sustentabilidade dos Recursos Minerais: visão atual e a inclusão dos objetivos das Nações Unidas, que acontece nos dias 5 e 6 de setembro. O prazo final para as submissões às 25 vagas disponíveis é quinta-feira (1º). Saiba mais aqui.

Debate sobre espaços criativos no INT

Na quinta-feira (1º), o instituto Nacional de Tecnologia (INT) promove a mesa-redonda Novos Espaços Criativos e o INT no Futuro. O evento acontece na sede da unidade de pesquisa do MCTIC, no Rio de Janeiro, às 14h.

Sirius

O diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Antônio José Roque da Silva, fará, no dia 3 de setembro, uma palestra sobre a luz síncrotron e o novo acelerador em construção no Brasil, o Sirius. O pesquisador vai explicar o que é e para que serve a luz síncrotron e fará um panorama da evolução e da atual situação do LNLS, bem como as perspectivas futuras relacionadas ao Sirius. A palestra está marcada para 10h na Biblioteca Mário de Andrade, que fica na Rua Consolação, 94, em São Paulo (SP).

Palestra sobre eletrocatálise no Cetene

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) promove, no dia 9 de setembro, a palestra Eletrocatálise Avançada para Conversão de Energia e Sistemas de Armazenamento. O evento é aberto a pesquisadores e estudantes e será apresentado pela professora da Universidade de Oldenburg, na Alemanha Methap Oezaslan. Para saber mais, acesse esta página.

Biotecnologia sustentável

Fica aberto até 15 de setembro o período de inscrições no Congresso de Biotecnologia Sustentável na Biodiversidade Amazônia, que será realizado de 17 a 20 de outubro, no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), em Manaus (AM). O evento vai reunir pesquisadores para compartilharem experiências em biologia, biotecnologia aplicada à saúde, nanotecnologia, estudos sobre o câncer, pesquisas com células-tronco humanas e neurociência. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Astronomia e cosmologia

O Observatório Nacional realiza entre 26 e 29 de setembro a 21ª edição do Ciclo de Cursos Especiais para estudantes e pesquisadores das áreas de astronomia, astrofísica e cosmologia. O evento será realizado na sede do ON, no Rio de Janeiro. O envio de resumo para apresentação de pôster deve ser feito até a próxima sexta-feira (02). Inscrições sem apresentação de trabalho serão recebidas até 20 de setembro. Clique aqui para saber mais.

Fórum China-América Latina

Pesquisadores, secretários de governo e dirigentes de universidades e institutos de pesquisas do Brasil, China, Colômbia, Chile, Cuba e Peru participam, nos dias 29 e 30 de setembro, do 1º Fórum China América Latina de Inovação e Tecnologia, que será realizado na Coppe, no Rio de Janeiro. Promovido pelo Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, o evento tem como objetivo discutir a transferência de tecnologia da universidade para o setor industrial. O evento, que começa às 8h30, é aberto ao público. Para mais informações, clique aqui.

Edital dos Brics

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu chamada pública do Programa-Quadro do Brics em Ciência, Tecnologia e Inovação. O edital dispõe de R$ 1,2 milhão, oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para o financiamento de pesquisas conjuntas em recursos hídricos e tratamento da poluição; tecnologia geoespacial e suas aplicações; energias novas e renováveis e eficiência energética; biotecnologia e biomedicina, incluindo saúde humana e neurociências; tecnologias da informação e computação de alta performance; e ciência oceânica e polar. As inscrições podem ser feitas até 20 de setembro.

Crianças no miniobservatório do Inpe

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) abre as portas do Miniobservatório Astronômico, em São José dos Campos (SP), para estudantes a partir do 4º ano do ensino fundamental até outubro. Ele estará aberto sempre nas noites de quinta-feira, das 19h às 21h. Para visitar o local, é preciso fazer um agendamento por meio do telefone (12) 3208-7194. Para saber mais, acesse esta página.

Pesquisa Brasil-Chile sobre envelhecimento populacional

Fica aberta até 26 de setembro a chamada pública lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Comissão Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica do Chile (Conicyt) para selecionar projetos conjuntos na área de envelhecimento populacional que contribuam para a formulação de políticas públicas. Serão disponibilizados US$ 300 mil na ação. O apoio é destinado exclusivamente a projetos binacionais de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Mais informações podem ser acessadas aqui.

Prêmio Cnen de Tese

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) recebe até 30 de setembro as inscrições para o Prêmio Cnen de Tese. Será premiada a melhor tese de doutorado sobre o conhecimento científico ou tecnológico relacionado ou aplicado à área nuclear. Serão aceitas inscrições de teses defendidas e aprovadas entre janeiro de 2015 e março de 2016 em programas de pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em instituições brasileiras. Para saber mais, acesse esta página.

Oportunidade de mestrado no Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) oferece 131 vagas em cursos de mestrado nas áreas de genética, conservação e biologia evolutiva. O prazo para inscrições está aberto até 30 de setembro. Há vagas também para entomologia; ecologia; ciências florestais tropicais; botânica; biologia de água doce e pesca interior; agricultura no trópico úmido; e clima e ambiente. Para mais informações, clique aqui.

Semiárido em debate

Estão abertas as inscrições para o 1º Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, que será realizado entre 10 e 12 de novembro, em Campina Grande (PB). O evento reúne trabalhos sobre a diversidade do semiárido brasileiro para subsidiar o planejamento, a gestão e o monitoramento de políticas públicas para a região. Para mais informações, clique aqui.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone